Alunos do curso de NR 10 receberam certificado na última segunda-feira

Publicado em: 24 de dezembro de 2008
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
Alunos do curso de NR 10 receberam certificado na última segunda-feira

A Prefeitura de Aracruz por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Semde), em parceria com o SENAI promoveu na última segunda-feira (22), a entrega de certificados as duas turmas de alunos que concluíram o curso NR 10 ministrado pelo Senai, marcando o encerramento de suas atividades do ano de 2008. A entrega dos certificados contou com a presença da equipe da Semde e do coordenador Interino do SENAI Unidade Aracruz, José Braz.

O objetivo do curso foi transmitir conhecimentos básicos de combate a incêndio e primeiros socorros aos 37 participantes. O curso foi realizado nas dependências do antigo prédio onde funcionava a Prefeitura, no centro de Aracruz, hoje cedido em regime de comodato ao SENAI para Instalação da nova Unidade Aracruz. As instalações do antigo prédio foram adaptadas para o Centro de Formação, enquanto se constrói o novo Centro Integrado SENAI/SESI/IEL com vistas ao atendimento da demanda por qualificação da região centro-norte do Estado.

O curso de NR 10 é destinado aos profissionais que trabalham com eletricidade e dispõe sobre as diretrizes básicas para implementação de medidas de controle e sistemas preventivos, destinados a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que direta ou indiretamente interajam em instalações elétricas e serviços com eletricidade nas fases de geração, transmissão, distribuição e consumo, incluindo as etapas de projeto, construção, montagem, operação, manutenção das instalações elétricas, e quaisquer trabalhos realizados nas suas proximidades.

Para o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Divaldo Crevelin, o município de Aracruz está recebendo dois grandes projetos que demandarão muita mão de obra, o Terminal Aquaviário de Barra do Riacho para o beneficiamento do GLP e o C5+, além do Estaleiro da Jurong. “A Transpetro, subsidiária da Petrobras, iniciará em janeiro de 2009 as obras de implantação do Terminal Aquaviário de Barra do Riacho (TABR), conhecido também como terminal de GLP. O empreendimento custará cerca de R$ 500 milhões e será responsável pela geração de até 1,3 mil empregos e acaba de receber a licença de instalação do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema). O Estaleiro Jurong é voltado para construção e reparo de embarcações, para atender basicamente as demandas da Petrobras e da Transpetro, em atividades como prospecção, extração e transporte de petróleo e gás natural em todo território nacional e exterior. Com investimento de R$ 500 milhões e previsão de início das obras de instalação para o segundo semestre do ano que vem, o projeto tem início de operação efetiva em 2011. O empreendimento vai gerar 3.500 empregos na fase de implantação e mais 5.000 empregos diretos na operação do estaleiro”, explicou.

Ainda segundo Crevelin, a qualificação profissional tem sido uma das grandes preocupações do Prefeito de Aracruz, Ademar Devens, que não tem medido esforços para disponibilizar cursos nas diversas áreas do conhecimento a fim de promover a inclusão da população no processo de desenvolvimento de Aracruz.

Compartilhe em suas redes sociais: