Prefeitura de Aracruz recebe CEP para delimitação das comunidades rurais

Foram entregues na última sexta-feira (17), no gabinete do prefeito Dr. Ademar Devens, os CEPs das comunidades rurais, para levar o benefício da distribuição de correspondências também para toda população rural. Além do prefeito, a reunião contou com a presença de membros do secretariado e do diretor regional da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, Rafael Carpanedo Fiório. No mesmo encontro ainda foram discutidos termos para a cessão de uma área aos Correios, com intuito de implantar um Centro de Distribuição.
A entrega dos CEPs era há muito um anseio da população da zona rural, pois a medida permite delimitar as comunidades rurais e os distritos políticos. Este esforço é justificado entre muitos benefícios em que todo o território georreferenciado e delimitado legalmente, torna-se uma importante ferramenta das ações ligadas ao executivo. São vários os exemplos de importância não só para a gestão pública, mas também para todos os munícipes, como agronegócios, meio ambiente, agroturismo, extração mineral, entre outros.
Para isso foram ouvidas as lideranças comunitárias e as equipes técnicas das secretarias que tem grande envolvimento com o nicho rural no intuito de melhorar as ferramentas de planejamento e execução das atribuições que são inerentes ao município e atende aos anseios dos moradores da área rural.
O georreferenciamento e sua importância
O georreferenciamento permite conhecer o território do município de forma total, fazer a manutenção de estradas, pontes, bueiros e equipamentos públicos, atender de forma mais eficiente o transporte escolar, planejar o município por distrito político (Orçamento Participativo), modernizar e dar eficiência no atendimento ao cidadão, dando-lhe a dignidade de um endereço concreto e ao servidor público o entendimento do território.
Também é possível atender as autarquias e secretarias com informações georreferenciadas do território de sua responsabilidade, subsidiar os Correios na cessão de CEPs para a área rural, além de conhecer de forma geográfica as comunidades rurais e identificar as localidades que precisam de atendimento na área de saúde.
Deste modo, o processo de criação dos limites geograficamente reconhecidos adquiriu legalidade na lei 3.577 de 31/05/2012 que é pioneira no estado e possivelmente no território nacional. Este resultado é fruto de um trabalho intelectualizado visando a viabilidade técnica ao atendimento da legislação. A concretização desta lei é uma parceria entre o executivo e o legislativo, Correios – que criou através do Diretório Nacional de Endereços.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Renato Lana – Tel: (27) 3296-4507 / (27) 8102-0965 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / rfaria@aracruz.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Qualifica Aracruz abre inscrições para novos cursos gratuitos em parceria com o Qualificar ES
- Planejamento dá início ao ciclo do Orçamento Cidadão e já reuniu mais de 100 participantes nas primeiras audiências
- Pedagoga da Emef indígena Ybyrapytanga lança o livro “Kûatîarupema – Uma antologia Tupinikim”
- 2º Encontro Formativo do Ade Piraquê-Açú discute os avanços e desafios na implementação das estratégicas do arranjo focadas nos anos finais do ensino fundamental
- Meio Ambiente incentiva adoção responsável e cuidados com o bem-estar animal
- Cronograma de limpeza urbana se intensifica no município
- Inscrições abertas para a XII Conferência Municipal de Saúde
- Aracruz obtém Nota A+ em Capacidade de Pagamento do Tesouro Nacional e consolida posição de destaque em gestão fiscal
- Professores da Educação Especial participam de formação sobre inclusão, diversidade e sala de aula
- Assinado o decreto de Regularização Fundiária do Centro Empresarial "Guilherme Devens"