SAÚDE - Secretaria de Saúde consegue carro fumacê para auxiliar ações de combate à dengue

Na noite de ontem (16), na sede do Conselho Popular de Aracruz (Conspar), durante a reunião de mobilização no combate à dengue, a secretária de Saúde, Nalva Bernadete Barros de Amorim, anunciou que o município conseguiu, com o Governo do Estado, o carro Ultra Baixo Volume (UBV), conhecido popularmente como “fumacê”. A partir desta quarta-feira (17), o carro chega a Aracruz para dar auxílio às ações de prevenção da doença.
Para a secretária, esse é o momento de toda a população se mobilizar para que os números de casos da doença no município não aumentem. “Todos nós estamos vulneráveis ao tipo 4 da dengue, que é novo em todo Brasil, e por isso, estamos em situação de epidemia. É muito importante que a população continue exigindo, nas clínicas e hospitais, a ficha de notificação sobre a suspeita da doença, preenchida assim que a consulta for realizada, para que tenhamos o número real dos casos no município e possamos tomar as devidas providências. As pessoas precisam entender que saúde não se faz sozinho, é preciso coletividade.”
Na última semana, a Secretaria de Saúde (Semsa), da Prefeitura de Aracruz, instalou duas unidades provisórias de atendimento a pacientes com suspeitas de dengue, no pátio do Hospital Maternidade São Camilo, sendo uma unidade para a espera de pacientes e a outra para a triagem. O município também está com três unidades de saúde referência para esse tipo atendimento, são elas: Guaxindiba, Jacupemba e Barra do Riacho.
O coordenador do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Vicente Penteado Vizioli, realizou uma apresentação de todas as ações que a Prefeitura realizou desde o início do ano para o combate à dengue. Entre os serviços estão a reativação do Comitê Municipal de Controle da Dengue; decreto de estado de emergência; instalação das unidades provisórias para atendimento a pacientes com suspeita de dengue; Projeto de Lei Municipal – ação fiscal na dengue; abertura das unidades de saúde referências; contratação de profissionais de saúde.
Vizioli destacou que, a partir da próxima semana, a Semsa iniciará os mutirões nos bairros com maior incidência da doença. “Para isso, é preciso que a sociedade participe conosco desta ação.” Atualmente, no estado, foram notificados 37 mil casos de dengue. No município, até o momento, são 371 casos notificados e 75 confirmados.
Também estiveram presentes na reunião o vice-prefeito Anderson Ghidetti, o presidente da Câmara Municipal, Erick Musso, vereadores, representantes da sociedade civil organizada e servidores municipais.
Mais informações:
Coordenadoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz
Vivian Camargo
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Aracruz
Mayara Alvarenga
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- “Festa Cultural: Sabores da Roça” reúne famílias no Cmei Francisca Rocha Ribeiro
- Planejamento dá início ao ciclo do Orçamento Cidadão e já reuniu mais de 100 participantes nas primeiras audiências
- Profissionais da Rede Municipal de Ensino participam de formação sobre as Diretrizes Curriculares para Educação das Relações Étnico-Raciais
- “Como todos podem aprender?” Especialista em educação, diversidade e inclusão social palestra a profissionais da Rede Municipal de Ensino
- Mobilidade Urbana: aferição anual de taxímetros vai até 29 de outubro
- Aprende Brasil: estudantes da Educação Infantil (Grupo IV) são contemplados com materiais estruturados e sistematizados
- 26ª Expo Aracruz: Agropecuária movimenta negócios milionários e reforça posição estratégica do município no setor
- Estudantes da Rede Municipal de Ensino são homenageados em Sessão Solene
- Processo Seletivo Simplificado Semed 004/2023: Educação divulga a 81ª Chamada
- Prorrogado o prazo da Consulta Pública sobre Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos