Secretaria de Saúde promove semana de combate às hepatites virais

De 23 a 26 de julho, a Secretaria de Saúde de Aracruz promove a Semana de Combate às Hepatites Virais, com a realização de testes que identificam na hora as Hepatites B e C. Durante a semana também serão aplicadas vacinas contra a Hepatite B. Os trabalhos serão realizados nas unidades de saúde do Jequitibá, Vila Rica, Guaxindiba, Barra do Riacho e Guaraná, das 8h às 15h30. As ações estão sendo intensificadas em referência ao Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais (28 de julho).
Devem ser imunizadas crianças desde o nascimento, população menor de 49 anos, profissionais de saúde, portadores de qualquer tipo de hepatite viral, homens e mulheres que mantêm relações sexuais com pessoas do mesmo sexo, bombeiros, policiais, agentes penitenciário, caminhoneiros, manicures, profissionais do sexo, coletores de lixo domiciliar ou hospitalar, profissionais envolvidos em atividades de resgate (socorristas), doadores de órgãos ou de medula óssea, vítimas de acidentes com material biológico, parceiros sexuais portadores do vírus da hepatite B, pessoas imunocomprometidas (portadores de HIV - para esta população o esquema vacinal é de quatro doses) e presidiários.
Transmissão
A coordenadora da seção de Vigilância Epidemiológica e Imunização, Valquíria Duarte Carneiro Scarpati, informou que as hepatites virais podem ser transmitidas por meio da relação sexual com uma pessoa infectada, compartilhamento de seringas, kit para manicure, lâminas ou outros objetos capazes de causar perfurações ou cortes. Também podem ser transmitidas ao filho durante a gestação, parto ou amamentação, quando a mãe está infectada.
“Geralmente as hepatites virais são silenciosas, no entanto, os sintomas mais frequentes são cansaço, tontura, vômito, febre, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. Muitas pessoas podem ser portadoras do vírus sem saber, por isso a vacina é a melhor forma de prevenção,” disse a coordenadora.
Hepatites Virais
Podem causar infecção e inflamação aguda e/ou crônica no fígado, podendo ocasionar o câncer de fígado e a cirrose. De acordo com dados do Ministério da Saúde, aproximadamente 350 milhões de pessoas estão infectadas com Hepatite B crônica e 170 milhões com Hepatite C crônica.
Mais informações:
Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz
Assessoria de Imprensa
Valda Ravani
vravani@aracruz.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Planejamento dá início ao ciclo do Orçamento Cidadão e já reuniu mais de 100 participantes nas primeiras audiências
- Profissionais da Rede Municipal de Ensino participam de formação sobre as Diretrizes Curriculares para Educação das Relações Étnico-Raciais
- “Como todos podem aprender?” Especialista em educação, diversidade e inclusão social palestra a profissionais da Rede Municipal de Ensino
- Mobilidade Urbana: aferição anual de taxímetros vai até 29 de outubro
- Aprende Brasil: estudantes da Educação Infantil (Grupo IV) são contemplados com materiais estruturados e sistematizados
- 26ª Expo Aracruz: Agropecuária movimenta negócios milionários e reforça posição estratégica do município no setor
- Estudantes da Rede Municipal de Ensino são homenageados em Sessão Solene
- Processo Seletivo Simplificado Semed 004/2023: Educação divulga a 81ª Chamada
- Prorrogado o prazo da Consulta Pública sobre Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos
- O papel do Plano Diretor Municipal no desenvolvimento da cidade