Prefeito Marcelo Coelho assina liberação de recursos para o FIA
Na manhã desta quinta-feira (26/9), o prefeito Marcelo Coelho em companhia de seu vice , Anderson Ghidetti, da secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho (Semds), Naciene Modenesi Vicente, e de representantes de entidades filantrópicas, assinou um termo de liberação de recursos do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FIA).
Com essa medida, entidades como Cáritas Diocesana de Colatina (Projeto Girassol), Associação Raio de Luz (Lar São José), Associação de Pais e Amigos do 25º Grupo de Escoteiro do Jequitibá, Associação Beneditina de Educação e Assistência Social Recanto Feliz e a Associação Beneficente, Recreativa e Cultural Cristã Fábrica da Esperança, receberão neste mês mais de 198 mil reais em recursos, beneficiando famílias que vivem em áreas mais vulneráveis e fortalecendo a política pública que trabalha com crianças e adolescentes menos favorecidos.
O pastor Ronaldo Gasparini, presidente da entidade Fábrica da Esperança, agradeceu o apoio da prefeitura. “Nós acreditamos no trabalho social como meio de fortalecer os laços dessas famílias, por isso queremos agradecer o apoio do poder público aos menos favorecidos. Nossa missão é energizar o coração de cada um, diminuindo a pobreza e os problemas gerados pelas drogas”, comenta.
A secretária da Semds comentou sobre seu trabalho e o auxílio prestado aos mais necessitados. “Nosso trabalho é conseguir captar cada vez mais recursos para beneficiar essas instituições buscando o apoio fundamental da família”. Segundo Naciene, estes recursos são adquiridos também em empresas privadas, e os projetos oferecidos pelas entidades são avaliados e aprovados pelo Conselho da Criança e do Adolescente.
O problema das drogas e o apoio em conjunto
O prefeito Marcelo Coelho fez questão de comentar sobre os problemas que afligem as famílias em função das drogas e deu todo seu apoio a esta causa. “Ano passado não houve valor algum liberado em benefício às famílias. A droga é um mal que infelizmente está cada dia mais presente. Por isso, acredito que esses projetos sociais podem ajudar e muito”.
Marcelo ainda disse que crê muito no apoio em conjunto, pois sozinho ninguém superará os problemas. “A responsabilidade é de todos. Desejamos uma cidade mais segura e com melhor qualidade de vida, por isso parabenizo esta equipe pela dedicação e amor aplicado. Precisamos humanizar o atendimento da assistência social”, frisou.
O FIA
O Fundo para Infância e Adolescência (FIA) são órgãos técnicos que tem como função normatizar, implantar e executar as políticas de garantias de direitos das crianças e adolescentes.
Ele foi regulamentado pela Lei Federal 8.069/90 (ECA – Estatuto da Criança e Adolescente) e tem como objetivo captar e aplicar recursos destinados às ações de atendimento à criança e ao adolescente. A principal fonte de recursos deste Fundo são as destinações do Imposto de Renda.
Outras informações:
Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Aracruz
Renato Lana
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Feira de Negócios Aracruz movimenta a economia e valoriza empreendedores locais de 18 a 20 de dezembro
- Festival Aracruz Sabores trouxe o melhor da culinária para Barra do Sahy
- Papai Noel dos Correios estimula a escrita, a expressão artística e o desenvolvimento de habilidades de comunicação de centenas de estudantes da Emef Novo Irajá
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada
- Divulgação Final Após Sorteio - Ambulantes - Informativo 004 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- 2º Encontro Nacional de Gestores fortalece a implementação das políticas de recomposição das aprendizagens
- Premiação da Olimpíada Cactus celebra talento e esforço de estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino
- Secretaria de Fazenda aprofunda estudo sobre a Reforma Tributária e as mudanças válidas a partir de 2026