Centro Empresarial de Aracruz conta com Licença Municipal Corretiva
O Centro Empresarial de Aracruz (CEMAR) foi criado por meio da lei nº 1.650 de 30/09/1993 e está funcionando desde 1999. A partir de setembro de 2010, com a lei nº 3.341, passou a se chamar “Centro Empresarial Guilherme Devens”. Já em setembro deste ano, passou a contar com a Licença Municipal Corretiva. Na tarde desta quarta-feira (9/10), uma placa contendo a licença foi fixada na entrada do Centro Empresarial, bairro Bela Vista.
Com a emissão dessa licença (LMC) nº 016/2013 (Classe II), o Centro Empresarial passa a ficar regularizado nas questões ambientais, proporcionando aos empreendedores já instalados, uma maior segurança jurídica.
Considerado um importante instrumento gerador de emprego e renda no município, o centro atualmente abriga cerca de 57 empresas de diferentes setores que estão em pleno funcionamento. Ele surgiu com a finalidade de estimular a instalação de novas empresas na cidade, além de expandir as existentes já em atividade.
Ocupando uma área de 543 mil metros quadrados a 2 Km do centro de Aracruz, sua localização próxima ao perímetro urbano, possui uma grande vocação voltada para o crescimento empresarial.
Outras empresas ainda estão em fase de instalação, e com isso passa a existir uma expectativa do centro empresarial contar com 88 empresas aptas a requerer o licenciamento ambiental, o que poderá gerar aproximadamente 1.800 empregos diretos e vários outros indiretos.
De acordo com a equipe de Coordenação dos Centros Empresariais da Secretaria de Desenvolvimento Econômico da prefeitura de Aracruz, composta pelo Gerente de Desenvolvimento Econômico Valdinei Tavares, o Coordenador Bruno César de Oliveira Golfetto e pela Administradora Eduarda Ridolphi, a LMC, que não existia desde a criação do CEMAR, é uma grande conquista alcançada, desde o protocolo da licença no Instituto Estadual de Meio Ambiente (IEMA) até a delegação de competência para a Secretaria de Meio Ambiente da prefeitura de Aracruz.
“Agora as empresas poderão gozar dos direitos de requerer a licença ambiental para cada empreendimento”, comenta o coordenador da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Bruno César, que também explicou que agora, o CEMAR passa a existir de fato, e as empresas poderão investir cada vez mais na cidade fomentando seu desenvolvimento com muito mais segurança.
O gerente Valdinei Tavares disse que a prefeitura de Aracruz conseguiu a licença com 8 meses em função do grande empenho que a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico fez junto ao IEMA e a Semam. “Geralmente essa licença é adquirida em 2 anos", comenta.
Gerenciamento da Cessão das Áreas
A Comissão de Desenvolvimento de Aracruz (COMDEA) gerencia a cessão das áreas por meio da análise do Plano de Negócios apresentado pela empresa requerente identificando a viabilidade da implantação da empresa, bem como a disponibilidade de área para o atendimento. Compete a Semde acompanhar todo o processo, desde a permissão de uso de área que é emitida por meio de decreto até sua implantação.
Mais informações:
Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz
Renato Lana
rfaria@aracruz.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada
- Divulgação Final Após Sorteio - Ambulantes - Informativo 004 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- 2º Encontro Nacional de Gestores fortalece a implementação das políticas de recomposição das aprendizagens
- Premiação da Olimpíada Cactus celebra talento e esforço de estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino
- Secretaria de Fazenda aprofunda estudo sobre a Reforma Tributária e as mudanças válidas a partir de 2026
- 64 participantes do Projeto Empreendedorismo Social Qualificando Pessoas são certificados em Guaraná
- Aracruz conquista Selo Diamante de Transparência e Governança Pública 2025 pelo segundo ano consecutivo
- Gestão publica a lista de servidores classificados para a Progressão Horizontal por Merecimento