Centro Empresarial de Aracruz conta com Licença Municipal Corretiva
O Centro Empresarial de Aracruz (CEMAR) foi criado por meio da lei nº 1.650 de 30/09/1993 e está funcionando desde 1999. A partir de setembro de 2010, com a lei nº 3.341, passou a se chamar “Centro Empresarial Guilherme Devens”. Já em setembro deste ano, passou a contar com a Licença Municipal Corretiva. Na tarde desta quarta-feira (9/10), uma placa contendo a licença foi fixada na entrada do Centro Empresarial, bairro Bela Vista.
Com a emissão dessa licença (LMC) nº 016/2013 (Classe II), o Centro Empresarial passa a ficar regularizado nas questões ambientais, proporcionando aos empreendedores já instalados, uma maior segurança jurídica.
Considerado um importante instrumento gerador de emprego e renda no município, o centro atualmente abriga cerca de 57 empresas de diferentes setores que estão em pleno funcionamento. Ele surgiu com a finalidade de estimular a instalação de novas empresas na cidade, além de expandir as existentes já em atividade.
Ocupando uma área de 543 mil metros quadrados a 2 Km do centro de Aracruz, sua localização próxima ao perímetro urbano, possui uma grande vocação voltada para o crescimento empresarial.
Outras empresas ainda estão em fase de instalação, e com isso passa a existir uma expectativa do centro empresarial contar com 88 empresas aptas a requerer o licenciamento ambiental, o que poderá gerar aproximadamente 1.800 empregos diretos e vários outros indiretos.
De acordo com a equipe de Coordenação dos Centros Empresariais da Secretaria de Desenvolvimento Econômico da prefeitura de Aracruz, composta pelo Gerente de Desenvolvimento Econômico Valdinei Tavares, o Coordenador Bruno César de Oliveira Golfetto e pela Administradora Eduarda Ridolphi, a LMC, que não existia desde a criação do CEMAR, é uma grande conquista alcançada, desde o protocolo da licença no Instituto Estadual de Meio Ambiente (IEMA) até a delegação de competência para a Secretaria de Meio Ambiente da prefeitura de Aracruz.
“Agora as empresas poderão gozar dos direitos de requerer a licença ambiental para cada empreendimento”, comenta o coordenador da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Bruno César, que também explicou que agora, o CEMAR passa a existir de fato, e as empresas poderão investir cada vez mais na cidade fomentando seu desenvolvimento com muito mais segurança.
O gerente Valdinei Tavares disse que a prefeitura de Aracruz conseguiu a licença com 8 meses em função do grande empenho que a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico fez junto ao IEMA e a Semam. “Geralmente essa licença é adquirida em 2 anos", comenta.
Gerenciamento da Cessão das Áreas
A Comissão de Desenvolvimento de Aracruz (COMDEA) gerencia a cessão das áreas por meio da análise do Plano de Negócios apresentado pela empresa requerente identificando a viabilidade da implantação da empresa, bem como a disponibilidade de área para o atendimento. Compete a Semde acompanhar todo o processo, desde a permissão de uso de área que é emitida por meio de decreto até sua implantação.
Mais informações:
Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz
Renato Lana
rfaria@aracruz.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Cultura: Barra do Sahy recebe cortejo cultural neste sábado (17)
- Saúde publica Resultado Final do Processo Seletivo Interno n.º 001/2025
- Mutirão: Saúde intensifica prevenção e realiza 100 mamografias em mulheres aracruzenses
- Praias de Aracruz seguem próprias para banho
- GWM: Aracruz se consolida como polo estratégico com anúncio da unidade industrial
- Beach soccer marca abertura da Arena de Verão na Barra do Sahy
- Passe Livre: veja quem tem direito e como solicitar o benefício no transporte público municipal
- Alistamento Militar deve ser feito até o dia 30 de junho
- Verão Aracruz 2026: banda Jammil é atração nacional na Barra do Sahy neste domingo (18)
- Verão: câmeras de videomonitoramento reforçam a segurança nas praias de Aracruz