25ª edição dos Jogos Escolares Municipais de Aracruz (Joema) se inicia na próxima quinta-feira (24)

Publicado em: 17 de outubro de 2024

A 25ª edição dos Jogos Escolares Municipais de Aracruz (Joema) terá início na próxima quinta-feira (24). As quadras das escolas Paulo Freire e Placidino Passos sediarão nesse dia jogos de vôlei e de futsal da categoria infantil, masculino e feminino. Os confrontos seguem até o dia 8 de novembro, envolvendo centenas de estudantes de 21 escolas municipais, estaduais, federais e privadas.

Os jogos também acontecerão nas quadras da escola Professora Maria Luiza Devens, e durante os sete dias, a prática esportiva, a integração e o intercâmbio entre os estudantes/atletas também entram em quadra. Haverá competições de atletismo, basquete, futsal, handebol, vôlei e xadrez, além de vôlei de praia, cuja modalidade surgiu na edição de 2023.

“O Joema é sempre um desafio com atletas de muita qualidade e que se empenham nas escolas. Estamos vendo nossa evolução nas últimas edições pelo nível dos jogos, com bons resultados aparecendo nas regionais e no estadual. Queria frisar também os trabalhos dos professores, que muito se esforçam com seus alunos. Estamos muito ansiosos para o início de mais essa edição”, destacou o secretário de Esporte, Lazer e Juventude (Semesp), Jonathan Moraes Romanha.

O Coordenador de Esportes Joacir Nascimento desejou sorte a todos estudantes e lembrou da tradição dos jogos. “Na próxima quinta-feira (24) teremos início a mais uma grande atração esportiva estudantil. Essa competição é muito tradicional em nossa cidade e sei que nossos atletas se destacarão por suas atuações. Serão 21 escolas do município, estado, federal e particulares”, disse.

O professor José Carlos Ghidetti Júnior, da EEEFM Ermentina Leal, em Vila do Riacho, e seus alunos participarão nas modalidades de futsal feminino, masculino juvenil, masculino infantil e vôlei masculino juvenil. Ele, que está na profissão desde 2008, lembrou de sua primeira equipe, e como o Joema transforma a vida dos estudantes.

“Eu levei minha primeira equipe de futsal infantil masculino da escola Zilca Nunes Vieira Bermudes para participar desse evento tão esperado pelos alunos. E desde então, todos os anos inscrevo minhas equipes, inclusive em 2012, quando levei uma equipe da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Hoje temos ex-alunos que viraram colegas de profissão e é durante o Joema que relembramos fatos e ocasiões inusitadas que presenciamos e vivemos juntos”, pontuou.

Ainda de acordo com José Carlos, O Joema é vitrine e referência para muitos alunos atletas, pois abre portas para as competições dos Jogos Escolares do Espírito Santo (JEES). “Essa competição vai além do esporte, pois ela é um momento de integração entre alunos e professores. Estreitamos laços de amizade e respeito que levamos para o resto da vida”, completou.

O professor de Educação Física Thiago Giraldeli Segatto, que leciona na escola Darwin, cujos alunos participarão nas modalidades de handebol infantil masculino e feminino, handebol juvenil masculino e voleibol infantil masculino e feminino, disse como o Joema mudou sua vida. “Fui atleta e hoje sou professor.

O Joema marcou minha vida, me ajudando a criar esse amor e carinho pelo esporte e pela escola. Sou professor graças ao Joema. Passo isso para as crianças que esperam o ano todo pela competição, que traz cidadania, respeito, amizade e cooperatividade. Trata-se de um momento de celebração do esporte, por isso, sempre falo que o Joema é um patrimônio público, que cada vez mais precisa ser lembrado”, comentou.