Aracruz vai implantar Projeto de Correção de Fluxo Escolar em parceria com a Fundação Volkswagen e o CENPEC

A Prefeitura de Aracruz, por intermédio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), vai iniciar o Projeto de Aceleração de Aprendizagem para os alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, a partir do mês de fevereiro, em 19 escolas da rede de ensino municipal.
O projeto tem com objetivo promover ações que contribuam para corrigir a defasagem idade/ano de alunos multirrepetentes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental e prevê a formação continuada para professores, pedagogos e gestores educacionais dos anos iniciais do Ensino Fundamental, com base em material didático-pedagógico para professores e alunos, especificamente elaborado para as Classes de Aceleração.
O projeto trabalha com o fortalecimento da autoestima dos alunos de modo que possam dar continuidade a sua vida escolar com maior segurança, oferecendo subsídios para cessar o ciclo da reprovação e exclusão escolar.
A intervenção pedagógica visa auxiliar a construção de competências e habilidades de leitura, escrita, desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático e resolução de problemas. O CENPEC utiliza metodologias por meio de jogos pedagógicos, visando à interação dos alunos entre si e com o professor.
“Nessa nova gestão, diagnosticamos no início do ano letivo de 2013 em conjunto com as escolas, que há alunos do Ensino Fundamental que apresentam uma diferença de idade em relação à série em que estudam, o que acarreta impactos no aprendizado”, destaca a Subsecretária de Educação, Acácia Amaral. "A partir desse diagnóstico, fomos em busca de parcerias com o objetivo de proporcionar a recuperação desses alunos e a correção da defasagem idade/série.
Para o desenvolvimento do Projeto, a Prefeitura de Aracruz terá como parceiros a Fundação Volkswagen, que financiará o projeto, e o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC), que atuará como o parceiro técnico na execução do projeto.
Essa parceria é de grande importância para o município, pois são empresas de renome nacional que somam esforços e geram novas oportunidades aos municípios, ajudando a desenvolver ações voltadas para a educação, cultura e cidadania.
Acácia Amaral destaca que uma das metas do Plano de Ações Articuladas (PAR/MEC) e do Plano de Trabalho da Semed é a regularização do Fluxo Escolar, que consequentemente elevará os índices de aprendizagem dos alunos da rede de ensino municipal. "É imprescindível a participação de toda a comunidade escolar nesse projeto. A expectativa é corrigir a defasagem idade/ano de 100% dos alunos que serão inseridos em 33 classes do Ensino Fundamental”, complementa ela.
“Acreditamos no compromisso de todos os envolvidos nessa tarefa tão importante. Por isso, estamos otimistas em relação ao projeto. Os alunos serão enturmados de acordo com os conhecimentos adquiridos e isso vai proporcionar a todos a evolução do aprendizado”, afirma o Secretário de Educação, Saulo Meirelles.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- 26ª Expo Aracruz contará com sistema de videomonitoramento com reconhecimento facial
- Agosto Lilás: ação transforma o Centro em espaço de cuidado e fortalecimento das mulheres
- Final de semana terá programação em Barra do Riacho e Jacupemba
- Prefeitura certifica primeira turma do curso de Marinheiro Auxiliar de Convés e de Máquinas
- Aracruz participa do 20° Fórum Nacional de Educação da Undime
- Velocidade: Campeonato Estadual de Velocidade na Terra acontece neste domingo(3)
- 26ª Expo Aracruz: contagem regressiva para o maior evento do norte do Estado
- Projeto Comunidade de Leitores: Emefi Ybyrapytanga realiza a 4ª edição da Peneira Literária (Kuatiarupema)
- Programa Saúde na Escola apresenta Lei Municipal da "Cantina Saudável" e discute os benefícios de uma boa alimentação
- Estudantes da Emef Luíza Silvina Jardim Rebuzzi exploram crônicas de Cecília Meireles com apoio de tecnologias e inteligência artificial