Farmácias básicas contam com farmacêuticos para orientar os usuários
Aracruz sai na frente de outros municípios capixabas ao disponibilizar um farmacêutico como responsável técnico em suas Farmácias de Atenção Básicas. Isso significa mais segurança para todos os que necessitam de remédios, pois eles passam a contar com o apoio de um profissional, apto a dar todas as orientações sobre o uso adequado e racional dos medicamentos.
Esse processo vem acontecendo desde agosto de 2013 e faz parte de um amplo e eficiente projeto de políticas públicas com ênfase na humanização e prevenção conduzido pela secretária Municipal de Saúde, Nalva Bernadete. Segundo ela, a adoção da medida deve-se ao cumprimento da Lei Federal 5.991/1973, que exige a presença de um farmacêutico como responsável técnico em toda farmácia, seja ela particular ou pública.
“É inegável a contribuição e a importância do medicamento no cuidado à saúde, daí nossa preocupação em ter um profissional capacitado para atender os usuários em nossas Farmácias”, explicou a secretária Nalva.
A secretária acrescenta que no Brasil, o medicamento ainda é considerado um bem de consumo e não um insumo básico de saúde. “Isso é um problema que estamos combatendo pelo acompanhamento e orientação às pessoas da necessidade do uso correto dos medicamentos”, falou.
A Secretaria Municipal de Saúde conta com 17 Farmácias de Atenção Básica localizadas estrategicamente, nas Unidades de Saúde em diferentes bairros do município, para atender a toda a população. Desse total, somente duas ainda não estão com farmacêuticos, problema que deve ser solucionado com a contratação deles via processo seletivo ainda neste mês.
De acordo com a farmacêutica e bioquímica da Secretaria Municipal de Saúde, Luzia Maria Pasolini, a adoção da medida fecha um ciclo importante na promoção da saúde, com o médico atendendo, o enfermeiro cuidando e o farmacêutico orientando.
Luzia disse que o farmacêutico dará todas as informações sobre o uso correto dos medicamentos, como horários, a dosagem, os cuidados com a interação dos remédios com outros medicamento, além da interação deles com os alimentos. “São fatores que interferem na absorção do medicamento pelo organismo e importantes no tratamento”, comentou.
A farmacêutica acrescentou que desde a implantação da medida nas Farmácias os resultados na saúde dos pacientes são visíveis. “Notamos melhoras em quadros de hipertensão e em diabéticos com a orientação dos farmacêuticos”, finalizou.
Farmácias Básicas
Nas Farmácias são distribuídos, gratuitamente, cerca de 185 tipos de medicamentos e para retirar qualquer remédio, o usuário deve apresentar a Carteira da AMA ou o cartão do SUS. A receita deve ser do SUS e em duas vias. Vale lembrar que o usuário deve procurar a Farmácia Básica de seu bairro.
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação e Marketing da Prefeitura de Aracruz
Marcelo Rebelo
Tel.(27) 3296-4567
E-mail: mrebelo@aracruz.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Aracruz participa de evento que debateu políticas públicas sobre mudanças climáticas
- Formação de Matemática para os anos iniciais aperfeiçoa práticas pedagógicas
- Prefeitura convida para II Oficina de Planejamento do Projeto Orla Aracruz
- Agenda de eventos: Programação promete agitar o final de semana em Aracruz
- Qualificar ES: formatura dos cursos presenciais acontece quinta-feira (18)
- Residencial Barra do Riacho: beneficiários são convocados para assinatura de novos contratos
- Novos equipamentos reforçam os serviços nas comunidades do interior de Aracruz
- PDM: primeira Audiência de revisão acontece nesta quarta-feira (17)
- Processo Seletivo Simplificado Semed n.º 004/2023: Educação divulga a 83ª Chamada
- Liga Amadora de Futebol de Aracruz dá pontapé inicial e resgata paixão pelo esporte no município