2º Encontro “Ação pela Alfabetização” reforça compromisso com a qualidade da educação em Aracruz

Publicado em: 17 de outubro de 2025
Texto: Renato Lana de Faria
Imagem: Comunicação
2º Encontro “Ação pela Alfabetização” reforça compromisso com a qualidade da educação em Aracruz

A Secretaria de Educação (Semed) da Prefeitura de Aracruz participou nesta quinta-feira (16), em Linhares, do 2º Encontro “Ação pela Alfabetização”. O município esteve representado pela secretária Jenilza Spinassé e equipe técnica que discutiram ações prioritárias para o avanço da alfabetização no 2º ano, bem como o plano de mobilização para o SAEB, PAEBES e PAEBES Alfa 2025.

Na ocasião, ainda foram analisados os indicadores de sucesso, com o propósito de alinhar estratégias que assegurem o progresso das aprendizagens e a melhoria do desempenho dos estudantes nas avaliações externas. Durante o encontro, que contou com as presenças e os engajamentos de autoridades municipais da Regional de Linhares (SRE 4), foi reafirmado o compromisso coletivo com a qualidade da educação pública.

Entre os temas abordados, destacaram-se ainda a organização da logística, a mobilização intersetorial e o fortalecimento da comunicação entre escolas, famílias e comunidade, utilizando diversos canais de informação e mobilização. “O 2º Encontro Ação pela Alfabetização reforçou o compromisso conjunto entre o Estado e Municípios na construção de uma educação pública de excelência, centrada na aprendizagem de todos os estudantes e sustentada pela cooperação, planejamento e gestão eficiente”, afirmou a técnica pedagógica e professora formadora do PAES, Viviane Reis.

Para a secretária Jenilza Spinassé, alfabetizar as crianças até o 2º ano do Ensino Fundamental é algo que garante oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento para cada estudante da Rede Municipal de Ensino. “Vale ressaltar que o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada tem o objetivo central de garantir que cada criança esteja alfabetizada até o final do 2º ano do Ensino Fundamental, o que também é uma meta definida pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e para isso, nós da Semed, em parceria com o Governo do Estado e demais municípios, nos envolvemos nessas ações integradas, capacitando nossos professores para que eles possam desenvolver em nossos estudantes habilidades de leitura e escrita com muito mais afinco”, completou.

Compartilhe essa notícia: