2º Seminário do Prêmio Escola que Colabora (PEC) buscou ações específicas para o fortalecimento da efetiva alfabetização

Publicado em: 08 de maio de 2024
Texto: Renato Lana de Faria
Imagem: Renato Lana
2º Seminário do Prêmio Escola que Colabora (PEC) buscou ações específicas para o fortalecimento da efetiva alfabetização

A Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Educação (Semed), participou nesta terça-feira (7), em Linhares, do 2º Seminário do Prêmio Escola que Colabora (PEC) – 3ª Edição – 2024. O evento é uma realização do Governo do Estado (Sedu) e teve como público-alvo gestores escolares, pedagogos, professores alfabetizadores, coordenadores municipais do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes), articuladores municipais do Renalfa, além de assessores e técnicos do Regime de Colaboração e de Prestação de Contas da Superintendência Regional de Linhares (SRL).

O seminário teve como temas centrais “A importância do olhar atento para o ciclo de alfabetização” e “Conselho Escolar”, apresentados pela Gerente Pedagógica, Maria Veridiana e pela Gerente da Gestão Escolar, Júlia da Mata Machado de Paula, além de uma oficina prática desenvolvida pela SRE. Esta ação envolveu 50 escolas com melhores resultados e outras 50 com resultados mais fragilizados, havendo um pareamento entre elas.

“Em Aracruz temos a EMPI Pau-Brasil e EMEFI Caieira Velha, que recebem apoio de escolas dos municípios de Rio Bananal e Afonso Cláudio. Na ocasião, foram analisados os dados das fluências, com as escolas olhando para suas fragilidades em relação à alfabetização, assim como ações mais específicas voltadas para o fortalecimento e a efetiva alfabetização em cada território escolar, além das ações que competem à SRE, às secretarias municipais, aos gestores e professores”, destacou a pedagoga da Semed, Regina Ramos Azeredo.

Durante o evento também foram tratadas ações sobre a importância das tomadas de decisões, e conselhos escolares, principalmente no que diz respeito ao compartilhamento dos resultados de aprendizagem. Cada gestor ainda pôde olhar para seu plano de ação pedagógico, e quais ações precisam ser priorizadas, pensando em um plano mais efetivo para serem concretizadas no chão de cada sala de aula.

Prêmio Escola que Colabora
O Prêmio Escola que Colabora foi criado pela Lei 10.880/2018 (Sedu). Ele prevê a premiação de R$ 70 mil para as 50 escolas com os melhores indicadores educacionais no Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (Paebes) no ano anterior à edição do Prêmio. Com este recurso a escola poderá investir ainda mais na educação, ampliando suas práticas bem sucedidas e inovando com novas estratégias.

As 50 escolas com melhores indicadores educacionais (escolas premiadas) estabelecem relações de cooperação técnico-pedagógicas, pelo período de até dois anos, com 50 escolas com baixos indicadores educacionais (escolas apoiadas), com o propósito de, por meio de práticas educacionais exitosas compartilhadas, qualificar a educação das escolas apoiadas e, por consequência, melhorar seus índices. Para obter sucesso nessa relação, as escolas apoiadas também farão jus a um auxílio financeiro no valor de R$ 50 mil, o qual deve ser usado em estratégias pedagógicas e investimentos materiais para melhoria da educação da unidade escolar.

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