Prefeitura de Aracruz apoia realização da 8ª Caminhada do Caboclo Bernardo

Com o intuito de homenagear e resgatar a história do herói capixaba Caboclo Bernardo, a Associação "Círculo Comunitário São Benedito do Rosário", em parceria com a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Ermentina Leal e prefeitura de Aracruz, promove neste domingo (8/6), a 8ª edição da Caminhada. Sua partida será em frente escola, a partir 7h, onde também ocorre um café da manhã.
Logo após será iniciado o percurso, cuja extensão aproximada de 36 Km, inclui a travessia de um rio em Comboios e caminhada até a Praia de Regência, onde serão distribuídos a todos participantes, sacolinhas de lixo para evitar o acúmulo de resíduos nas trilhas percorridas.
A Secretaria de Turismo e Cultura convidou as bandas de Congo do município para se apresentarem durante a chegada em Regência, que também contará com outras diversas atrações culturais.
As inscrições para a 8ª Caminhada do Caboclo Bernardo, cujo valor é R$ 5,00, devem ser feitas na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Ermentina Leal, Vila do Riacho, em Aracruz, com o professor Leonardo (Telefone 99726-3679). São esperadas centenas de pessoas, entre alunos, funcionários da escola e moradores da comunidade.
Caboclo Bernardo e sua história
Bernardo José dos Santos, conhecido como Caboclo Bernardo, faleceu em 3 de junho de 1914. Ele foi um pescador natural da então Vila de Regência, em Linhares. Em 1887 salvou 128 marinheiros do Cruzador Imperial Marinheiro, da Marinha Imperial do Brasil.
Na madrugada de 7 de setembro de 1887, uma noite de tempestade, com mar revolto, o Cruzador Imperial Marinheiro, que se dirigia em missão de sondagem a Abrolhos (Bahia), chocou-se contra o Pontal Sul da Barra do Rio Doce, a cerca de 120 metros da praia do povoado de Regência, distrito da cidade de Linhares.
Ao amanhecer, Bernardo se dispôs a nadar até o navio levando um cabo, por onde os tripulantes poderiam vir um a um, pendurados, até à praia. Bernardo lançou-se quatro vezes ao mar, sendo arremessado de volta à terra pelas ondas. Na quinta tentativa, obteve sucesso e o cabo foi amarrado ao navio.
Bernardo, ao lado de três marinheiros do navio de guerra, participou de todo o processo do resgate, acompanhando os náufragos até a praia num pequeno bote amarrado ao cabo. Graças aos esforços de todos, após 5 horas de luta, dos 142 tripulantes do Imperial Marinheiro, salvaram-se 128. Não há registro se os corpos das 14 vítimas fatais foram ou não encontrados posteriormente.
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação e Marketing da Prefeitura de Aracruz
Renato Lana
Tel. (27) 3296-4045
E-mail: comunicacao@aracruz.es.gov.br
Compartilhe em suas redes sociais:
Últimas notícias
- “Comunidade de Leitores”: Cmei Sete Anões inicia ações do projeto incentivando a escuta, escrita e leitura de diversos gêneros textuais
- Educação Especial Inclusiva realiza visita técnica pedagógica em escolas da Serra
- Secretaria de Desenvolvimento Social abre inscrições para oficina de culinária
- Casa do Futuro promove Mês do MEI com objetivo de impulsionar o empreendedorismo local
- Prefeitura realiza Audiência Pública para discutir a LDO 2026
- Maio Amarelo: prevenção, consciência e ação para um trânsito mais seguro
- 3ª Reunião Geral PSE debate a cultura de paz e o combate à violência nas escolas
- Esporte abre inscrições para o Campeonato Municipal de Futebol 2025 – Categoria Super Master 50
- Aracruz participa do Fórum Permanente de Educação Infantil do Espírito Santo (Fopeies)
- Educação reforça compromisso com metas durante reunião dos Núcleos Regionais do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes)