Unidades de Saúde vão disponibilizar vacinas contra a Hepatite A para as crianças
O Ministério da Saúde incluiu a vacina contra a hepatite A no calendário de imunização infantil em todos os municípios como forma de prevenir e controlar as hepatites virais. A partir de 14 de julho, crianças de 1 ano a menor de 2 anos (1 ano 11 meses e 29 dias), passarão a receber uma dose da vacina nas 19 Unidades de Saúde do Município. A estimativa é de que até o final do ano sejam vacinadas 2.796 crianças em Aracruz.
O Sistema Único de Saúde (SUS) já oferece vacina contra a hepatite B, porém as de hepatite A eram disponibilizadas em clínicas particulares ou nos centros de referência para imunobiológicos especiais no Hospital Infantil de Vitória, liberada para grupos específicos como: pessoas com doenças no fígado, crianças com HIV/Aids, transplantados, portadores de doença no sangue entre outros.
De acordo com a coordenadora da Seção de Vigilância Epidemiológica e Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Valquíria Duarte Carneiro Scarpati, a inclusão da vacina no calendário é uma decisão importante do Ministério da Saúde, uma vez que a prevenção é o melhor controle da doença. “É importante criar grupos de crianças vacinadas na infância para proteção delas na idade adulta”, comentou.
A vacina é injetável, intramuscular na coxa e será aplicada, a princípio, em dose única. Estudos demonstram que mais de 90% das crianças apresentam anticorpos protetores após uma única dose da vacina, mas as Unidades de Saúde vão monitorar a situação epidemiológica da hepatite A para avaliar a inclusão ou não, posteriormente, de uma segunda dose.
Doença infecciosa
A hepatite A é uma doença benigna na infância e a incidência mais frequente é em população que vive em más condições de saneamento básico. A gravidade da moléstia depende da idade. Em crianças menores de cinco anos a doença é assintomática, a infecção se resolve naturalmente. Porém, nos adultos 70 % a 95% das infecções resultam em doença clínica.
Trata-se de uma doença infecciosa aguda, causada pelo vírus da hepatite A, que produz inflamação e necrose do fígado. A forma de contágio é fecal/oral, por contato de pessoa a pessoa, ou por meio de água e alimentos contaminados.
A hepatite A não tem tratamento específico e a recuperação pode demorar várias semanas ou meses. A higiene das mãos ou na manipulação dos alimentos é a principal forma de prevenção.
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação e Marketing da Prefeitura de Aracruz
Marcelo Rebelo
Tel.(27) 3296-4507
E-mail: comunicacao@aracruz.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Primeiro dia foi marcado por grupo aracruzense na Feira dos Municípios
- Secretaria de Educação comemora nova lei que aumenta penas para crimes cometidos em escolas
- Emef Placidino Passos celebra o lançamento do livro "Deixa Que Eu Conto"
- Semana termina com mais de 200 estudantes da Rede Municipal de Ensino certificados pelo Proerd
- Expo Aracruz: prorrogação de prazo para credenciamento de interessados em exposição e patrocínio
- Começa neste fim de semana o Campeonato Municipal Série B de Aracruz 2025
- Projeto “Cultura dos Povos Indígenas” fortalece os laços entre escola e família
- CAPSi transforma cuidado em festa no Arraiá mais acolhedor do ano
- Profissionais de Unidades Socioassistenciais Participam de Ação de Apoio Técnico ao Trabalho Social com Famílias
- Ação integrada alerta para os riscos da imprudência no trânsito