Unidades de Saúde vão disponibilizar vacinas contra a Hepatite A para as crianças
O Ministério da Saúde incluiu a vacina contra a hepatite A no calendário de imunização infantil em todos os municípios como forma de prevenir e controlar as hepatites virais. A partir de 14 de julho, crianças de 1 ano a menor de 2 anos (1 ano 11 meses e 29 dias), passarão a receber uma dose da vacina nas 19 Unidades de Saúde do Município. A estimativa é de que até o final do ano sejam vacinadas 2.796 crianças em Aracruz.
O Sistema Único de Saúde (SUS) já oferece vacina contra a hepatite B, porém as de hepatite A eram disponibilizadas em clínicas particulares ou nos centros de referência para imunobiológicos especiais no Hospital Infantil de Vitória, liberada para grupos específicos como: pessoas com doenças no fígado, crianças com HIV/Aids, transplantados, portadores de doença no sangue entre outros.
De acordo com a coordenadora da Seção de Vigilância Epidemiológica e Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Valquíria Duarte Carneiro Scarpati, a inclusão da vacina no calendário é uma decisão importante do Ministério da Saúde, uma vez que a prevenção é o melhor controle da doença. “É importante criar grupos de crianças vacinadas na infância para proteção delas na idade adulta”, comentou.
A vacina é injetável, intramuscular na coxa e será aplicada, a princípio, em dose única. Estudos demonstram que mais de 90% das crianças apresentam anticorpos protetores após uma única dose da vacina, mas as Unidades de Saúde vão monitorar a situação epidemiológica da hepatite A para avaliar a inclusão ou não, posteriormente, de uma segunda dose.
Doença infecciosa
A hepatite A é uma doença benigna na infância e a incidência mais frequente é em população que vive em más condições de saneamento básico. A gravidade da moléstia depende da idade. Em crianças menores de cinco anos a doença é assintomática, a infecção se resolve naturalmente. Porém, nos adultos 70 % a 95% das infecções resultam em doença clínica.
Trata-se de uma doença infecciosa aguda, causada pelo vírus da hepatite A, que produz inflamação e necrose do fígado. A forma de contágio é fecal/oral, por contato de pessoa a pessoa, ou por meio de água e alimentos contaminados.
A hepatite A não tem tratamento específico e a recuperação pode demorar várias semanas ou meses. A higiene das mãos ou na manipulação dos alimentos é a principal forma de prevenção.
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação e Marketing da Prefeitura de Aracruz
Marcelo Rebelo
Tel.(27) 3296-4507
E-mail: comunicacao@aracruz.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada
- Divulgação Final Após Sorteio - Ambulantes - Informativo 004 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- 2º Encontro Nacional de Gestores fortalece a implementação das políticas de recomposição das aprendizagens
- Premiação da Olimpíada Cactus celebra talento e esforço de estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino
- Secretaria de Fazenda aprofunda estudo sobre a Reforma Tributária e as mudanças válidas a partir de 2026
- 64 participantes do Projeto Empreendedorismo Social Qualificando Pessoas são certificados em Guaraná
- Aracruz conquista Selo Diamante de Transparência e Governança Pública 2025 pelo segundo ano consecutivo
- Gestão publica a lista de servidores classificados para a Progressão Horizontal por Merecimento