Atividades de Controle de Zoonoses no País são normatizadas
O Ministério da Saúde, por meio da Portaria nº 1.138/2014, lançada em 23 de maio, padronizou nacionalmente as atividades realizadas pelos Centros de Controles e Zoonozes (CCZ). Isso significa que a partir de agora esses órgãos vão poder direcionar melhor as suas atividades para a promoção da saúde pública, prevenção e o controle de doenças.
A medida estabeleceu novas normas diretrizes de atuação para as ações e serviços voltados para a vigilância, prevenção e controle de Zoonoses e de acidentes causados por animais peçonhentos e venenosos, de relevância para a saúde pública. ''A partir de agora, teremos efetivamente a possibilidade de utilizar os recursos para atividades de prevenção de e controle de Zoonoses (doenças de animais que acometem os homens) de importância para a saúde pública”, destacou o Médico Veterinário, Vicente Penteado Vizioli, coordenador do CCZ de Aracruz.
Além de definir os animais considerados como de relevância para a saúde pública, a Portaria normatiza a coordenação, execução e avaliação das ações de vacinação animal contra Zoonoses. Ela também procede a identificação das espécies de animais e a manutenção e cuidados básicos de animais recolhidos nos CCZS pertencentes ao Sistema Único de Saúde, observando a normatização para os prazos estipulados de permanência do animal.
O documento prevê também que os estabelecimentos responsáveis por vigilância, de Zoonoses pertencentes ao SUS e os serviços voltados para a vigilância, a prevenção e o controle de Zoonoses e de acidentes causados por animais peçonhentos e venenosos deverão ser inscritos no Sistema de Cadastro Nacional de recursos do Ministério de Saúde (SCNES) e terão suas ações e serviços financiados tanto por recursos do Ministério quanto de Estados, e Municípios, sendo inseridas na Programação Anual de Saúde (PAS).
Existe a obrigatoriedade de cumprimento da portaria para que a saúde não seja penalizada, e a prefeitura está trabalhando para que as demais atividades que eram realizadas como o recolhimento de animais fora do que estabelece a Portaria 1138 não fiquem prejudicadas.
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação e Marketing da Prefeitura de Aracruz
Marcelo Rebelo
Tel. (27) 3296-4507
E-mail: comunicacao@aracruz.es.gov.br
Compartilhe em suas redes sociais:
Últimas notícias
- “Comunidade de Leitores”: Cmei Sete Anões inicia ações do projeto incentivando a escuta, escrita e leitura de diversos gêneros textuais
- Educação Especial Inclusiva realiza visita técnica pedagógica em escolas da Serra
- Secretaria de Desenvolvimento Social abre inscrições para oficina de culinária
- Casa do Futuro promove Mês do MEI com objetivo de impulsionar o empreendedorismo local
- Prefeitura realiza Audiência Pública para discutir a LDO 2026
- Maio Amarelo: prevenção, consciência e ação para um trânsito mais seguro
- 3ª Reunião Geral PSE debate a cultura de paz e o combate à violência nas escolas
- Esporte abre inscrições para o Campeonato Municipal de Futebol 2025 – Categoria Super Master 50
- Aracruz participa do Fórum Permanente de Educação Infantil do Espírito Santo (Fopeies)
- Educação reforça compromisso com metas durante reunião dos Núcleos Regionais do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes)