Jurong do Brasil apresentou a comunidade o andamento do cronograma do processo de licenciamento ambiental

Aconteceu na noite de ontem (18), na Barra do Sahy, a primeira reunião da comissão formada por representantes dos setores público, produtivo e da sociedade civil com objetivo de envolver a comunidade no processo de licenciamento ambiental para início da construção do estaleiro em Aracruz. A comissão está acompanhando a elaboração do EIA/RIMA (Estudo de Impacto Ambiental e respectivo Relatório de Impacto Ambiental do Empreendimento) que é requisito legal para o licenciamento ambiental do estaleiro.
Na reunião foi discutido o desenvolvimento de uma série de atividades buscando a participação da comunidade na elaboração do EIA/RIMA obedecendo o cronograma do projeto. O Gerente de Projeto do Centro de Tecnologia em Aquicultura e Meio Ambiente (CTA), Sérgio Rodrigues, esclareceu que estas reuniões demonstram transparência na elaboração do projeto. “É necessário uma maior participação da comunidade contribuindo com informações, dúvidas, conhecimento dos processos e participação nas soluções”.
A comunidade através da apresentação pôde conhecer e avaliar melhor os critérios para definição da área de influência onde será construído o estaleiro e os impactos sofridos no local e na região. Um exemplo disso foi a explicação sobre o impacto no meio socioeconômico em toda infraestrutura física e social do município criando novas demandas diretas para o governo local com efeitos na população residente e em demais municípios do entorno de Aracruz em termos de infraestrutura de serviços. As reuniões da comissão são mensais e acontecem sempre nas terceiras quintas-feiras do mês em Barra do Sahy.
Estaleiro Jurong
O projeto estaleiro Jurong tem como objetivo a implantação de um empreendimento destinado à construção e reparo naval, mais especificamente de sondas de perfuração e navios plataforma (FPSO). O investimento no Espírito Santo está em concordância com as oportunidades criadas pela demanda de infraestrutura por parte da Petrobras, principalmente para os campos do Pré-sal com as oportunidades geradas pelas empresas petroleiras e armadores que atuam no Brasil e na costa oeste da África.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandra Giacomin - Tel: (27) 3296-4507 - E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / amgiacomin@yahoo.com.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Aracruz promove Conferência e contribui para construção da nova Política Nacional de Desenvolvimento Urbano
- Desenvolvimento Social realiza entrega de materiais permanentes ao Recanto Feliz, em Guaraná
- Projeto Estação Brincar leva teatro e formação sustentável para escolas da Rede Municipal de Ensino
- Estudantes da Emef Zenília Varzem Ribeiro são contemplados com a “Festa da Inclusão: a empatia não tem idade”
- Pedagogos da Rede Municipal de Ensino participam de reunião de alinhamento com equipe técnica da Educação
- Prefeitura realizou mutirão de consultas oftalmológicas e reumatológicas no último sábado (10)
- Síndrome Gripal: o que você precisa saber para se proteger e cuidar de quem você ama
- Ecopontos: solução sustentável para descarte de entulhos
- Dia D: Unidades de Saúde recebem aracruzenses do grupo prioritário para vacinação contra gripe
- Educação realiza oficina para orientar pedagogos e articuladores quanto à aplicação de avaliações de fluência leitora