Assembleia Popular põe em discussão o sistema de videomonitoramento e guarda civil municipal

Publicado em: 26 de junho de 2009
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
Assembleia Popular põe em discussão o sistema de videomonitoramento e guarda civil municipal

Com objetivo de mostrar os benefícios que o sistema de videomonitoramento e a guarda civil municipal podem oferecer a população é que acontece na próxima quarta-feira (01), às 19h, no Teatro Municipal a XXXIV Assembleia Popular onde serão apresentados um seminário e um workshop promovido pela Prefeitura de Aracruz, por meio da Ouvidoria Municipal e o Conselho Interativo de Segurança de Aracruz (Cisa). A Assembleia Popular no município consolidou-se como instrumento de transparência na administração e democratização da gestão municipal, através de um processo pelo qual a prefeitura e a sociedade juntas constroem uma forma de governar a cidade.

O evento vai esclarecer as vantagens, limitações, custos, legislação pertinente e incentivos governamentais para implantação do sistema de vigilância urbana através de câmeras, o “videomonitoramento” e a viabilidade dentro dos mecanismos legais para a criação da “guarda civil municipal”. As palestras serão ministradas pelo Secretário de Defesa Social de Vila Velha e Coordenador do Projeto “Olho Digital”, Ledir Porto, que vai explicar o funcionamento do videomonitoramento com a vigilância eletrônica e o emprego operacional na prevenção e repressão à prática de delitos, e pelo Comandante da Guarda Civil Municipal, Coronel PM RR Júlio César Lugatto, que esclarecerá o emprego operacional integrado do Estado e município para a criação da Guarda Civil Municipal.

Segundo o Prefeito, Ademar Devens, o objetivo da viabilidade e futura implantação do sistema de videomonitoramento e a criação da guarda civil no município é reduzir delitos como furtos e roubos de veículos, bem como prevenir ações criminosas. “Com a instalação do equipamento e a criação da Guarda Civil, teremos um maior poder de fiscalização, auxiliando as ações da Polícia Militar e Civil”, enfatizou.

De acordo com o Presidente do Cisa, Coronel Samuel Nascimento Barboza, o sistema de videomonitoramento é a solução para aumentar a segurança em uma cidade, empresa, condomínio ou residência. “Somente ele é capaz de cuidar de qualquer patrimônio. É uma tecnologia de última geração empregada na detecção e gravação de movimentos ocorridos dentro do ambiente protegido. Ele não usa sensores, o sensor é a própria câmera. Desta forma, o tempo para verificação das gravações feitas, de algum fato ocorrido, é muito menor”.

Para Nascimento, o sistema de videomonitoramento é avançado para detecção de movimentos e captura de imagens gerando arquivos como filmes de qualquer coisa que se movimente na frente das câmeras. Todas as imagens geradas são enviadas a uma Central de Monitoramento, que será equipada para realizar o controle. Além disso, com o sistema de videomonitoramento a comunidade ganha de duas formas: aumento de segurança no ambiente monitorado e na redução de custos com funcionário de segurança. Ainda segundo Nascimento, a guarda civil tem como papel social a boa integração com a sociedade ao mostrar que seus integrantes são profissionais voltados para uma proximidade entre a Polícia Civil e Militar.

Mais informações podem ser obtidas no CISA pelo telefone (27) 3296-0789.

INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandro Bitti - Tel: (27) 3296-4507 - E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / lebitti@yahoo.com.br

Compartilhe em suas redes sociais: