Debate sobre videomonitoramento e guarda civil municipal lotou ontem a Assembleia Popular
Aconteceu ontem (01), no Teatro Municipal de Aracruz, anexo à Secretaria de Cultura, Desporto e Lazer um seminário e um workshop promovido pela Prefeitura de Aracruz, por meio da Ouvidoria Municipal e o Conselho Interativo de Segurança de Aracruz (Cisa), com objetivo de mostrar os benefícios que o sistema de videomonitoramento e a guarda civil municipal podem trazer para toda comunidade de Aracruz e região.
“Nós, enquanto cidadãos, sonhamos com essas duas ferramentas para prevenir, amenizar e futuramento solucionar o problema de segurança pública que temos em Aracruz”. Foram com essas palavras que o Coordenador da Comissão para realização de estudos referentes ao videomonitoramento e guarda civil, Coronel Samoel Nascimento abriu as atividades da noite. O evento contou com a presença do vice-prefeito, Jones Cavaglieri que disse que a Prefeitura de Aracruz está empenhada no desenvolvimento de projetos como o de videomonitoramento e guarda municipal destinada à proteção de seus cidadãos, seus bens, serviços, instalações e monumentos históricos, entre outros.
As palestras foram ministradas pelo Comandante da Guarda Civil Municipal de Anchieta, Coronel PM RR Júlio César Lugatto, que esclareceu o emprego operacional integrado do Estado e município para a criação da Guarda Civil Municipal, no auxílio às Polícias Civil e Militar, no combate ao crime com a vigilância preventiva e as prisões em flagrante. O Espírito Santo ao contrário de outros Estados do Brasil, possui hoje em atividade Guardas Municipais em apenas três Municípios: Cachoeiro de Itapemirim, Vitória e Anchieta.
O Secretário de Defesa Social de Vila Velha e Coordenador do Projeto “Olho Digital”, Ledir Porto, explicou o funcionamento do videomonitoramento com a vigilância eletrônica e o emprego operacional na prevenção e repressão à prática de delitos, além de ter apresentado as vantagens, custos e a importância da participação do Estado, da Polícia Militar e da sociedade civil para a segurança da cidade. “Quando o estado não está presente, o paralelo (bandido) ocupa o espaço”, afirma o secretário. O resultado em Vila Velha está sendo positivo e foi comprovado pelo Centro Integrado de Defesa Social (Ciodes). Essa iniciativa ganhou o Prêmio Inoves, entregue pelo governador do Estado, Paulo Hartung, na categoria 'Uso Eficiente dos Recursos Públicos'. Um vídeo mostrado durante a palestra comprovou a satisfação dos moradores da Praia da Costa.
Quem encerrou o evento foi o Coronel Samuel Nascimento, que também é Presidente do Cisa, anunciando a realização de visitas técnicas pela Comissão nomeada pelo Prefeito para realização de estudos referentes ao videomonitoramento e a guarda civil, nos municípios de Linhares, Vila Velha e Anchieta, nos dias 02 e 03 de julho. Mais informações podem ser obtidas no CISA pelo telefone (27) 3296-0789.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandro Bitti - Tel: (27) 3296-4507 - E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / lebitti@yahoo.com.br
Compartilhe em suas redes sociais:
Últimas notícias
- Emef Novo Irajá promove grande apresentação cultural sobre a diversidade e consciência negra: Luta e Resistência de um povo
- Seminário de Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI) contribuiu para o aprimoramento das práticas pedagógicas
- Aracruz participa de World Café com equipes das Escolas de Educação Integral em Tempo Integral
- PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO SEMED 004/202: Prefeitura de Aracruz divulga a 54º Chamada
- Prefeitura de Aracruz divulga edital de PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO SEMED 003/2024
- Professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) em Aracruz participam da última Formação do Ano
- “Desconstruindo o Capacitismo: o que você vê e o que de fato é” será tema do 5º Fórum Municipal da Pessoa com Deficiência
- Festa do Verde de Jacupemba: vem aí mais uma edição neste final de semana
- Aracruz amplia serviço de esgotamento sanitário na Sede do Município com nova Estação de Tratamento de Esgoto
- Formação com equipes psicossociais debate a atuação do assistente social na educação básica