Mudança no trânsito de Aracruz para melhora de fluxo de veículos
A Prefeitura de Aracruz por meio das Secretarias de Obras (Semob) e de Infra-estrutura e Transporte (Semit) iniciaram no município as primeiras alterações no trânsito. A região central de Aracruz está sendo contemplada com uma transformação inédita e o trânsito ganha um novo conceito na cidade. É um investimento feito pela administração com renda do próprio município que dá uma nova roupagem ao trânsito.
Segundo a Gerente de Planejamento Urbano da Semob, Patrícia dos Santos Madeira, foi feito um estudo de um ano e meio no trânsito de Aracruz onde pode se percebido um crescimento nos últimos anos no fluxo de veículos na região central. “Aracruz como uma cidade de grande potencial turístico e econômico têm atraído cada vez mais turistas e grandes investidores que vem conhecer os seus encantos e as suas oportunidades, consequentemente isso se reflete no trânsito central da cidade. A partir dessa percepção optamos em contratar uma empresa para fazer os projetos executivos do trânsito e sua instalação”, disse.
Um dos principais problemas encontrados no estudo do trânsito de Aracruz foi o estacionamento de caminhões para carga e descarga de produtos na área central e adequação nos estacionamentos de veículos, motocicletas e bicicletas, assim como, faixas de pedestres e o crescimento no fluxo de veículos. A partir das demarcações e instalações de mais semáforos na Avenida Venâncio Flores, principal avenida da cidade, será estabelecido um cronograma com horários para que os veículos estacionem em frente às lojas. A nova sinalização deu um visual muito importante para os motoristas. Além da estética essa reforma traz segurança e mais respeito, principalmente para os motoristas de fora.
Usando de técnicas com referência a mobilidade urbana, a Prefeitura de Aracruz e uma equipe da secretaria de obras e infra-estrutura e transporte estão fazendo uma transformação na sinalização do trânsito da cidade. Desde a implantação de semáforos em pontos de maior confronto, os cruzamentos e ruas estão ganhando sinalização horizontal e placas de indicação, advertência, sinalização de obras, regulamentação, entre outras.
Entre as alterações que já foram implantadas e que estão sendo percebidas pela comunidade local são as mudanças de sentido nas ruas Lídyo Flores (lateral da Caixa Econômica Federal) e Aldemar Bof (lateral do Banco Banestes S/A) com essas alterações as ruas, se tornam mão única, mas em sentido contrário. Enquanto a primeira libera o tráfego de veículos sentido bairro De Carli, a segunda libera o fluxo de carros sentido centro. O objetivo da alteração foi desafogar o trânsito na Avenida Venâncio Flores dando maior fluidez no tráfego, diminuindo o tempo de espera no semáforo e de colisões de carros no cruzamento.
De acordo com Engenheiro Civil da FINALES, Frank Cipriano Lorenzoni, o objetivo dessa modificação foi permitir um melhor fluxo de carros na região. “Com o aumento na quantidade de veículos que transitam todos os dias em Aracruz, tivemos que antecipar as mudanças que já estavam planejadas”, explica.
Os motoristas deverão ter atenção especial com a sinalização existente no local e respeitar os limites de velocidade. Motoristas e pedestres devem se adaptar às mudanças que estarão acontecendo na cidade e nos distritos do município.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Prefeitura inaugura obras de infraestrutura na Vila do Riacho
- "Elas em Movimento" reúne centenas de mulheres em um domingo de força, união e conscientização
- Ambulantes - Informativo 001 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- Turismo e Cultura torna público o edital Nº 025/2025 - Prêmio Raízes Negras de Aracruz – Vozes, Ancestralidade e Orgulho
- Jogos Tradicionais Indígenas encerram com sucesso a 4ª edição do Projeto Kûatiarupema (Peneira Literária)
- Publicado Edital para Reforma da Estação de Tratamento de Esgoto em Guaraná
- 3ª Jornada Antirracista reúne educadoras capixabas, apresentações culturais e painéis com as 20 instituições de ensino selecionadas no 1º Edital 'Escola Sem Racismo'
- Dezembro Vermelho: mês de conscientização e prevenção ao HIV/Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis
- Protagonismo e saberes no território capixaba: Aracruz é destaque no Seminário Estadual do Programa Saúde na Escola (PSE) 2025
- Aracruz é destaque no livro “Cultura Viva – história e saberes na escola”, da editora Aprende Brasil