A Vitória Secreta: desfile de moda para valorizar a cultura de Aracruz

Publicado em: 10 de setembro de 2008
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
A Vitória Secreta: desfile de moda para valorizar a cultura de Aracruz

Dia 13 de setembro, às 21h no Teatro Municipal de Aracruz, acontece o desfile “A Vitória Secreta”, um projeto da Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Cultura (Semuc), que visa valorizar as características próprias do município através da originalidade das roupas que serão apresentadas. Os 30 melhores modelos da cidade participarão usando roupas de estações variadas, com criações de costureiras locais, como forma de incentivar e valorizar este trabalho em Aracruz.O evento também irá contar com a presença da Miss Espírito Santo de 2007, Jakeline Lemke.

“A Vitória Secreta” – que faz alusão à famosa grife norte-americana Victoria’s Secrets, que dá nome a lingeries e produtos de beleza – busca atrair empresários no ramo da moda, e outros profissionais aracruzenses, para despertar interesse em participar dos próximos eventos do projeto e expor as criações.

De acordo com o organizador do evento, e funcionário da Semuc, Apolo Bridgestone, o projeto pretende abranger o máximo da criatividade no ramo para apresentar, nas peças, a originalidade e a cultura do município. “Trata-se de um novo conceito em moda que pautará sobre a criatividade através de designers que traduzem a expressão e a valorização da cultura do município. Pretende-se com este desfile viabilizar momentos multiplicadores da cultura que serão expressas nas roupas e indumentárias”, afirmou.

Serão trabalhados no evento temas bem variados como: Aldeia Indígena, Mulher Contemporânea, Homens de Aracruz, Natal e Carnaval da Barra do Riacho. Segundo Bridgestone, o objetivo do desfile é incentivar o desenvolvimento da alta costura e as técnicas utilizadas pelas costureiras de Aracruz. “Queremos que as costureiras da cidade possam se adequar ao mercado competitivo da alta costura capixaba e brasileira”.

Bridgestone ressaltou ainda que após o grande sucesso da primeira edição do Projeto Vitória Secreta, sentiu-se a necessidade de expor ainda mais a cultura do município de Aracruz. “Vamos apresentar na passarela produtos cada vez mais sofisticados e de maior qualidade para que a população possa conhecer o resultado do trabalho realizado pela comunidade”.

O tema forte do desfile será o trabalho realizado na aldeia indígena Pau Brasil, com a utilização de fibras naturais como tabúa, junco e a fibra da bananeira na confecção de indumentárias, vestimenta e acessórios. O organizador do evento esclareceu que as vestimentas foram estilizadas para ganhar um novo espaço no mercado comercial. “Também vamos mostrar a influência do homem branco e a introdução de tecidos como algodão cru na comunidade o que deu espaço para a criação de lindas bolsas”, disse.

Nesta etapa, quatro costureiras participarão de “A Vitória Secreta”. Maria da Penha Lopes, que trabalha com vestidos de cetim que refletem a mulher contemporânea, a costureira Tereza Gardiman, especializada em moda praia. Também irão participar as costureiras Jaqueline Gomes de Araújo que trabalha com moda íntima masculina e feminina e Elita Marins que confecciona vestidos de malha.

Bridgestone ressaltou que o evento também abrirá espaços para o carnavalesco Jasson Coutinho mostrar seu trabalho já reconhecido pelos carnavalescos de todo Estado. O organizador destacou ainda que todas estas atrações estarão aliadas à expectativa de fomentar uma “semana da moda” na cidade exclusivamente para os trabalhos feitos no município.

Compartilhe em suas redes sociais: