Sábado é dia da 'Campanha Nacional de Vacinação contra paralisia infantil'

Publicado em: 14 de setembro de 2009
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
Sábado é dia da 'Campanha Nacional de Vacinação contra paralisia infantil'

Próximo sábado (19) é dia da segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Paralisia Infantil. As crianças de 0 a 5 anos devem ser vacinadas neste dia. A Prefeitura de Aracruz por meio da Secretaria de Saúde estará aplicando a vacina nos Postos de Saúde das 8h às 16h. Além dos postos de saúde, a prefeitura vai disponibilizar quatro postos móveis, em locais de fácil acesso, na Central de Compras Devens, no Centro, Supermercado Kinkas, no Vila Nova, Oriundi e Praça São João Batista. Nestes postos, a vacina será aplicada durante todo o dia.

Rápida, segura e indolor, a vacina contra a paralisia infantil é aplicada por via oral. A criança toma apenas duas gotinhas, o que corresponde a uma dose. Segundo a enfermeira da Seção de Vigilância Epidemiológica, Daniela Okoti, para impedir a presença da doença, é preciso criar um bloqueio por meio de campanhas de vacinação em massa da sua população alvo. “É importante que mesmo a criança que esteja com a caderneta atualizada, tome a vacina para a formação do bloqueio”. A vacina contra a paralisia infantil não tem contra-indicações.

A Poliomielite

A poliomielite ou paralisia infantil, como é mais conhecida, é uma doença infecto-contagiosa viral aguda que se manifesta de diversas formas. O quadro clássico é caracterizado por paralisia flácida de início súbito e acomete geralmente os membros inferiores. Em algumas pessoas a doença pode levar a paralisia dos músculos respiratórios e da deglutição: situação que deixa a vida do paciente ameaçada.

As manifestações da doença variam desde infecções sem sintomas ou sinais até quadros de paralisia severa, levando à morte. Somente as formas paralíticas apresentam manifestações como instalação súbita da deficiência motora, acompanhada de febre; assimetria, comprometendo a musculatura dos membros e flacidez muscular; com diminuição ou abolição de reflexos na área paralisada.

Não existe tratamento específico, mas todos os casos com manifestações clínicas devem ser internados para acompanhamento médico. A única medida eficaz para manter erradicada a circulação do vírus é a vacinação. No Brasil é realizada anualmente uma Campanha Nacional de Vacinação para imunizar crianças com até cinco anos de idade, o que aumenta a cobertura contra a poliomielite.

INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandra Giacomin - Tel: (27) 3296-4507 - E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / amgiacomin@yahoo.com.br

Compartilhe em suas redes sociais: