Há seis semanas o município de Aracruz não apresenta casos notificados de Dengue
Na tarde de ontem (12) aconteceu na sala de reunião da Secretaria de Educação (Semed) mais um encontro do Comitê de Assessoramento do Plano Municipal de Controle da Dengue em Aracruz. Na reunião o Gerente de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde (Semsa), Vicente Penteado Vizioli, informou que a Seção de Vigilância Ambiental em Saúde (SVA) está trabalhando há 45 semanas monitorando o município e faz seis semanas que não há nenhum caso de dengue notificado.
Vizioli explicou que a Prefeitura de Aracruz, por meio da Semsa vai realizar a Semana de Intensificação e Eliminação de Focos, entre os dias 23 e 27 de novembro. O trabalho tem como objetivo intensificar a eliminação de focos nas áreas com maior índice de infestação do Aedes aegypti, usando o LIRAa (Levantamento Rápido do Índice de Infestação) para saber quais as áreas mais infestadas. A SVA da Semsa vai trabalhar em parceria com a Defesa Civil, Secretarias de Obras, Educação, Meio Ambiente, Infraestrutura e Transporte, além de agentes de limpeza urbana e os apoios regionais.
Vizioli informou também que a Semana será realizada na hora certa devido ao aumento das chuvas ocorrido nos últimos dias, em todo o município de Aracruz o que propicia a eclosão dos ovos e a proliferação do vetor. Do ovo à fase adulta, o mosquito leva entre 7 e 10 dias para se desenvolver. Por isso, a SVA da Semsa alerta para o aumento de infestação dos mosquitos e, consequentemente, do número de casos. De janeiro a outubro de 2009 foram notificados em Aracruz 206 casos de dengue, com 49 confirmações. No Estado foram 52.636 notificações com 1.638 casos confirmados como Dengue com Complicações (DCC), 381 como Febre Hemorrágica da Dengue (FHD) e 56 óbitos. “Não esqueça que a dengue se combate todo dia. Contra a dengue, não deixe água parada. É aí que o mosquito nasce. É aí que mora o perigo”, disse.
Dados do levantamento realizado em outubro no município, mostram que as localidades com maior índice são: Morobá, Morobazinho, Nova Conquista, Segatto e Fátima na sede de Aracruz com 0,84% de infestação e o distrito de Barra do Riacho com 1,26% de infestação. Entre as atividades propostas pelo município seguindo a determinação do Governo do Estado é a realização de mobilização de parceiros para ação em sua área de atuação; articulação com o setor imobiliário para acesso aos imóveis fechados; mobilização de agentes comunitários de saúde e agentes de vigilância ambiental para levar informações à comunidade, mobilização de unidades de saúde para prevenção e articulação com a Secretaria de Infraestrutura e Transporte, e a empresa Ambitec responsáveis pela limpeza urbana para realizarem a retirada de lixos de terrenos baldios.
Além dessas atividades, a Semsa, por meio da SVA propõe a intensificação de visitas domiciliares, visando a orientação, detecção e eliminação de focos juntos aos moradores; além de realização junto às escolas em parceria com a Semed para que os alunos se tornem multiplicadores de combate ao vetor da dengue. Segundo Vizioli, a ação vai começar pela conscientização e sensibilização dos funcionários da Prefeitura que irão participar nos próximos dias de orientações feitas pela SVA, Seção de Vigilância Epidemiológica (SVE) e Seção de Vigilância Sanitária (SVS) dentro da Semana de Combate ao Foco da Dengue em Aracruz. A ideia inicial é fazer um trabalho modesto e depois aumentar a conscientização junto à população de Aracruz. “Temos primeiro que mostrar o exemplo dentro de casa. Por isso, nossas ações iniciais serão pela estrutura administrativa municipal, mas lembramos que Aracruz vem realizando vários mutirões em diversos bairros e distritos do município desde o início do ano”, afirmou.
As próximas ações passam para os bairros e vão utilizar os multiplicadores para trabalhar nos locais com maior incidência de casos. A capacitação também vai chegar até as lideranças comunitárias, para maior mobilização nas respectivas comunidades por meio de mutirões para eliminação de criadouros. A intenção é reduzir também os criadouros em terrenos baldios e pontos viciados de depósito de lixo. Os proprietários desses terrenos poderão sofrer notificações e multas, caso a decisão de limpeza da Semsa não seja acatada em tempo hábil.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandro Bitti - Tel: (27) 3296-4507 - E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / lebitti@yahoo.com.br
Compartilhe em suas redes sociais:
Últimas notícias
- Emef Novo Irajá promove grande apresentação cultural sobre a diversidade e consciência negra: Luta e Resistência de um povo
- Seminário de Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI) contribuiu para o aprimoramento das práticas pedagógicas
- Aracruz participa de World Café com equipes das Escolas de Educação Integral em Tempo Integral
- PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO SEMED 004/202: Prefeitura de Aracruz divulga a 54º Chamada
- Prefeitura de Aracruz divulga edital de PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO SEMED 003/2024
- Professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) em Aracruz participam da última Formação do Ano
- “Desconstruindo o Capacitismo: o que você vê e o que de fato é” será tema do 5º Fórum Municipal da Pessoa com Deficiência
- Festa do Verde de Jacupemba: vem aí mais uma edição neste final de semana
- Aracruz amplia serviço de esgotamento sanitário na Sede do Município com nova Estação de Tratamento de Esgoto
- Formação com equipes psicossociais debate a atuação do assistente social na educação básica