Teve início na tarde de ontem o Curso de Capacitação em Saúde Indígena em Aracruz

Publicado em: 30 de novembro de 2009
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
Teve início na tarde de ontem o Curso de Capacitação em Saúde Indígena em Aracruz

O auditório do Coqueiral Praia Hotel esteve lotado na tarde de hoje (30) durante a aula inaugural do primeiro curso de Capacitação em Saúde Indígena, promovido pela Prefeitura de Aracruz por meio da Secretaria de Saúde (Semsa) em parceria com a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/Projeto Xingu) e as Secretarias de Estado da Saúde do Espírito Santo (Sesa) e de Minas Gerais (Sesmg). A aula inaugural contou com a presença do Prefeito de Aracruz que falou sobre a saúde no município.

“É uma alegria poder realizar este curso em nosso município. Saúde é a maior necessidade do ser humano por isso em minha administração prezo muito pelo bom atendimento. Peço sempre a secretária de saúde que cobre de seus funcionários um atendimento com muito carinho, porque a pessoas precisam se sentir acolhidas”. Devens destacou a importância do comprometimento do servidor. “Os profissionais da saúde devem estar comprometidos com o trabalho para oferecer atendimento de maior qualidade, gerando benefício para a população”.

A secretária de saúde, Juliana Baioco, explicou a necessidade de se ter o curso em Aracruz. “O município é o único no Estado com comunidades indígenas. Oferecemos aos índios toda estrutura para que eles recebam saúde de qualidade. Implantamos homeopatia e acupuntura para melhorar a qualidade de vida da população indígena. Sempre buscamos realizar ações para melhorar a saúde em Aracruz, este curso vai agregar muito para aqueles que atuam nesta área”.

O evento tem como objetivo capacitar os profissionais que atuam na área de saúde indígena no Espírito Santo, já que o município possui duas das grandes comunidades indígenas do País (Guarani e Tupiniquins). Durante o curso os participantes terão a oportunidade de compartilhar conhecimentos, práticas e as experiências vivenciadas pelo grupo. O apoio teórico será fornecido mediante leitura de textos e discussões com especialistas. Aos que cumprirem esta atividade será fornecido certificado emitido pela Unidade de Saúde e Meio Ambiente do Departamento de Medicina Preventiva da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

O curso terá como temas: os índios brasileiros, os Guarani, os Tupiniquins e nós; a política de saúde indígena e os Distritos Sanitários Especiais Indígenas (Dseis); a doença como processo sociocultural; itinerários terapêuticos e coexistência de sistemas de cura; saberes e práticas tradicionais de saúde; ética e as imposições legais no contexto do trabalho em saúde indígena. Serão 40 horas de capacitação que acontecem de hoje (30) a 04 de dezembro de 2009.

INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandra Mesquita - Tel: (27) 3296-4507 - E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / amgiacomin@yahoo.com.br

Compartilhe em suas redes sociais: