20 anos de promulgação da Constituição Cidadã

"Declaro promulgado o documento da liberdade, da dignidade, da justiça social do Brasil. Que Deus nos ajude e que isto se cumpra”. Há 20 anos, com esta frase Ulisses Guimarães, então presidente da Assembléia Nacional Constituinte, entregava ao povo brasileiro um documento que garantia a todos os cidadãos a luta pelos seus direitos.
A Constituição Cidadã foi promulgada em sessão histórica no dia 05 de outubro de 1988 e colocou o Brasil em um novo tempo, ao reconhecer e assegurar uma série de medidas protecionistas ao cidadão. A Constituição determina os direitos que todas as instituições devem respeitar, principalmente o poder público, para representar a consolidação da democracia no Brasil. A Constituição Federal assegura aos brasileiros, direitos e garantias fundamentais ignorados durante duas décadas de regime militar.
A Constituição é o conjunto de normas jurídicas do país que rege todas as leis e que devolveu, inclusive ao povo brasileiro, o direito de votar, além de conceder o desenvolvimento integral das pessoas, das famílias, das comunidades, na formulação e implementação de um grande projeto de afirmação do povo brasileiro.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Capina a vapor: Serviços Urbanos busca soluções modernas para aprimorar limpeza pública
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 005/2023 – MAGISTÉRIO: Prefeitura de Aracruz divulga a 8ª CHAMADA EXTRAORDINÁRIA EMERGENCIAL
- Professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) participam da formação “Descomplicando o autismo: definição e manejo”
- Recadastramento Rural já começou: entenda como participar com segurança
- Mais Renda: Prefeitura divulga lista de pagamento dos meses de abril e maio
- Guaraná e Jacupemba: Prefeitura anuncia alteração experimental nas linhas 016 e 017
- Saúde publica Retificação do Edital de contratação de profissionais via Consórcio Polinorte
- “Projeto: Ler e Brincar – Uma Aventura para a Imaginação” estimula estudantes com deficiência
- Prefeitura revisa Projeto Orla para promover o ordenamento territorial e a preservação da faixa costeira
- Aracruz participa da criação do primeiro colegiado para fortalecimento do setor da Pesca no Estado