PDM: Audiência Pública apresenta propostas para o zoneamento da orla e planejamento viário de Aracruz

Publicado em: 20 de agosto de 2026
Texto: Thais Tonini Patuzzo
Imagem: Comunicação
PDM: Audiência Pública apresenta propostas para o zoneamento da orla e planejamento viário de Aracruz

Nesta quarta-feira (19), foi realizada 5ª Audiência Pública de revisão do Plano Diretor Municipal (PDM), que apresentou as propostas iniciais para o zoneamento da orla e o Planejamento Viário do município. O encontro aconteceu na Base Oceanográfica de Aracruz, em Pontal do Piraquê-Açu e foi realizado pela Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Semdur).

A audiência reuniu moradores, comerciantes e demais interessados, que tiveram a oportunidade de conhecer as propostas e contribuir com sugestões para o planejamento urbano de Aracruz. Durante o encontro, foram discutidas propostas relacionadas à organização e ao ordenamento da ocupação da orla, além de diretrizes para o sistema viário, buscando contribuir para um crescimento mais organizado e adequado às características e necessidades do município.

Durante a audiência, o consultor do Sebrae e representante da LabTurismo, Sergio Marcos Zurita Fernandes Filho, apresentou falou sobre o Diagnóstico do Zoneamento Turístico, já Giuliano Negrelli, biólogo da Semdur, apresentou sobre o Zoneamento Urbanístico e o Planejamento Viário. As informações foram construídas a partir das contribuições coletadas em reuniões anteriores do PDM, destacando aspectos importantes para o desenvolvimento urbano e turístico do município.

À medida que Aracruz vem crescendo, a Prefeitura e a Semdur entenderam que é fundamental construir políticas públicas capazes de antecipar e encontrar soluções para os novos desafios que estão surgindo. Por isso, percebemos a necessidade de rever alguns pontos e planejar o município pensando no presente e, principalmente, no futuro. Nesta oportunidade apresentamos a proposta de zoneamento da orla, construída a partir das contribuições e discussões realizadas nas reuniões anteriores do PDM. A ideia é trazer essa revisão para o debate, buscando construir, de forma coletiva e positiva, soluções adequadas para cada localidade e para as diferentes necessidades do nosso município”, destacou Laryssa Baroni, secretária da Semdur.

A apresentação também abriu espaço para a participação da comunidade, que pôde conhecer as propostas, esclarecer dúvidas e apresentar contribuições para o processo de revisão do PDM. A participação popular é uma etapa fundamental para garantir que o planejamento do município considere as características, necessidades e perspectivas dos diferentes setores da sociedade.

A revisão do PDM também está alinhada às diretrizes dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente aqueles relacionados à redução das desigualdades, ao crescimento econômico, à infraestrutura, às cidades e comunidades sustentáveis, à preservação ambiental, à governança e às parcerias.



Compartilhe essa notícia: