Até o ano que vem Caieiras Velhas deve ganhar primeira escola indígena modelo do Espírito Santo

Publicado em: 29 de janeiro de 2010
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
Até o ano que vem Caieiras Velhas deve ganhar primeira escola indígena modelo do Espírito Santo

A Prefeitura de Aracruz deu mais um passo rumo a construção da primeira escola indígena modelo do Espírito Santo, na aldeia de Caieiras Velha. Essa semana, o processo de licitação foi concluído e agora o certame se encontra na procuradoria no município para análise e parecer nos próximos dias. Com o aval jurídico, basta que a Secretaria Municipal de Educação homologue o processo para o contrato ser redigido e assinado. A expectativa é de que isso aconteça já no mês que vem.

Com a assinatura do contrato, fica autorizado o início das obras, que têm duração prevista de 360 dias. Dessa forma a escola deve ficar pronta no primeiro semestre de 2011. A área reservada para a construção da escola é de 1.495 metros quadrados e o valor orçado da obra ultrapassa R$ 1 milhão de reais. O diferencial da escola modelo é que toda a sua estrutura vai ter como referência a cultura indígena, como os pavimentos que serão construídos em formato de oca.

Para a secretária municipal de educação, Marilza Furieri, a escola indígena é mais um avanço do município no sentido de oferecer melhores condições de educação e de vida para todos. “Qualidade de vida começa com educação. Estamos prestes a realizar um sonho da comunidade de Caieiras Velha, além de melhorar a estrutura de educação do local, como tem acontecido em outros distritos do município”, destacou.

E a comunidade de Caieiras Velha aguarda ansiosa a inauguração da escola. Gente como a dona-de-casa Liliane Ferreira Sisenando, 29, que tem quatro filhos e comemora o fato de que a partir do ano que vem eles vão poder estudar em uma escola mais perto de casa e com instalações de qualidade. Já Denise Colombicky Monteiro Soares, 31, está satisfeita com o fato da escola ser construída nos padrões da cultura indígena. “Eu acho que as crianças devem estudar e aprender coisas novas, mas também é importante que elas conheçam a cultura indígena pra poder manter isso vivo e passar para as futuras gerações”.

INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Tâmara Freire – Tel: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / tamarafreire@hotmail.com

Compartilhe em suas redes sociais: