Conferência Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente na EEEFM Ermentina Leal
A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) “Ermentina Leal” realizou na sexta-feira passada (10) o primeiro momento da III Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente. A organização e realização do evento foi feita pelos professores das disciplinas: Geografia, Biologia, História e Língua Portuguesa.
Aproximadamente 100 alunos do ensino fundamental com idade entre, 11 e 14 anos, estiveram presentes e puderam assistir e participar de palestras onde a temática debatida era os 4 elementos básicos: água, fogo, terra e ar. Estes são os subtemas que serão discutidos na III Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente, em Brasília, no ano que vem e que tem como tema central: Mudanças Ambientais Globais.
Segundo a Diretora da EEEFM “Ermentina Leal”, Magda Maria Barcellos da Costa, a Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA) é uma campanha pedagógica que discute o meio ambiente em sua dimensão política e caracteriza-se pela mobilização e engajamento dos adolescentes e da comunidade escolar em debates sócio-ambientais. “Nesse primeiro momento, a escola promove uma conferência envolvendo a comunidade para assumir uma responsabilidade com base no tema estudado; pensar em uma ação, de acordo com a responsabilidade, a ser realizada na escola; indicar um delegado ou delegada (e suplente); e criar um cartaz que traduza o resultado do trabalho coletivo”.
Ainda de acordo com a Diretora, no segundo momento, que é a Conferência Estadual, as responsabilidades escolhidas na Conferência na escola serão debatidas pelos delegados e delegadas. Depois de debatidas e votadas, as responsabilidades de cada Estado vão compor a Carta das Responsabilidades do Estado com propostas para o enfrentamento das mudanças ambientais globais, que serão levadas pelos delegados e delegadas escolhidos nas conferências estaduais à Conferência Nacional.
III Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente promove o reconhecimento de responsabilidades coletivas e fornece subsídios para políticas públicas de educação ambiental, transformando a escola num espaço de debate político e de construção de conhecimento coletivo, que respeite e valorize a opinião dos jovens.
Fique atento às datas:
Conferência na Escola: cadastramento na Internet e postagem do envelope-resposta com o cartaz + folha de retorno + 2 fotos - até 20 de outubro de 2008. Conferências Estaduais (opcionais): até 05 de dezembro. Conferência Nacional: 03 a 08 de abril de 2009, em Brasília.
Compartilhe em suas redes sociais:
Últimas notícias
- Emef Novo Irajá promove grande apresentação cultural sobre a diversidade e consciência negra: Luta e Resistência de um povo
- Seminário de Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI) contribuiu para o aprimoramento das práticas pedagógicas
- Aracruz participa de World Café com equipes das Escolas de Educação Integral em Tempo Integral
- PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO SEMED 004/202: Prefeitura de Aracruz divulga a 54º Chamada
- Prefeitura de Aracruz divulga edital de PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO SEMED 003/2024
- Professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) em Aracruz participam da última Formação do Ano
- “Desconstruindo o Capacitismo: o que você vê e o que de fato é” será tema do 5º Fórum Municipal da Pessoa com Deficiência
- Festa do Verde de Jacupemba: vem aí mais uma edição neste final de semana
- Aracruz amplia serviço de esgotamento sanitário na Sede do Município com nova Estação de Tratamento de Esgoto
- Formação com equipes psicossociais debate a atuação do assistente social na educação básica