Prefeitura de Aracruz idealiza Projeto de Tanque-rede no Assentamento Nova Esperança

Publicado em: 24 de fevereiro de 2010
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
Prefeitura de Aracruz idealiza Projeto de Tanque-rede no Assentamento Nova Esperança

A Secretaria de Agricultura (Semag) da Prefeitura de Aracruz, por meio da Divisão de Aquicultura e Pesca idealizou o Projeto de tanque-rede na Lagoa de Baixo, na bacia hidrográfica do Riacho, na localidade do Nova Esperança no município de Aracruz. Colaborar com o desenvolvimento da comunidade do Assentamento Nova Esperança, proporcionando o aumento da renda ao integrar pequenos produtores, estimulando o associativismo e o cooperativismo para que os mesmos possam ser inseridos no mercado de maneira organizada e competitiva é o objetivo do Projeto.

O projeto beneficiará 25 famílias, num total de 150 pessoas, tendo como público alvo assentados de reforma agrária do Assentamento Nova Esperança, localizado as margens da Lagoa de Baixo. O projeto contará com 26 tanques-redes de 18m³ onde a produção final/tanque será de 80kg de peixes/m³. São parceiros da Prefeitura de Aracruz o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (INCAPER), Banco do Brasil, Nutripeixe Agropecuária Ltda, Ala Pescados Importação e Exportação Ltda, Colônia de Pesca Z7.

Os investimentos com as instalações, veículo, máquinas e equipamentos estão orçados em quase 127 mil reais. O Projeto prevê a capacitação das famílias do Assentamento Nova Esperança em cursos ministrados pelo SEBRAE, intitulados: “Implantação de piscicultura em tanques-rede”, com uma carga horária de 30h e “Boas práticas e manejo aplicado na piscicultura em tanques-rede”, com uma carga horária de 40h. O Projeto ainda visa avaliações feitas mensalmente pela equipe técnica da Semag para mensurar o desenvolvimento do projeto nos seguintes aspectos: avaliação da produção através de biometrias e avaliação da qualidade de vida das famílias assistidas.

De acordo com o secretário de Agricultura, Jones Cavaglieri, a piscicultura representa uma importante fonte de renda que vem se ampliando cada vez mais, atuando em ramo específico da aquicultura voltada para criação de peixes em cativeiro. “A piscicultura vem sendo apontada por especialistas como atividade promissora no mundo e principalmente no Brasil, em decorrência da grande disponibilidade de água de qualidade e de clima propício. O Brasil destaca-se por possuir imenso potencial para o desenvolvimento da piscicultura, isto devido aos seus 8,4 mil km de litoral e 5,5 milhões hectares de reservatórios de águas doces, representando aproximadamente 12% da água doce disponível no planeta e Aracruz é um dos municípios do Estado, rico em bacias hidrográficas de água doce”.

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS DOS TANQUES-REDES

A implantação dos tanques-redes facilitará o cultivo, com a menor variação dos parâmetros físico-químicos da água durante a criação; maior facilidade de retirada dos peixes; possibilidade do uso da água com máximo de economia; facilidade de monitoramento dos peixes melhorando o manejo e controle de reprodução. Além disso, as metas do Projeto são o cultivo de 30,1 toneladas de tilápia de 600g por ano e uma renda mensal de R$ 239,76 por família trabalhando 5 dias por mês.

INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandro Bitti – Tel: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / lebitti@yahoo.com.br

Compartilhe em suas redes sociais: