Servidores de Aracruz participam da III Jornada Estadual da Gestão Pública da Cultura
Na busca de desenvolver o conhecimento, a reflexão crítica e competências específicas dos agentes de cultura, servidores da Prefeitura de Aracruz participaram da III Jornada Estadual da Gestão Pública da Cultura, que aconteceu na última semana, no Palácio da Cultura Sônia Cabral, em Vitória.
Ubiraci Antonio De Marchi, Rosa Nossa Frigini e Regiane Kátia Sirtoli Ribeiro, participaram da programação que contou com conferências e oficinas metodológicas. O objetivo da jornada foi apresentar aos participantes a compreensão da cultura em suas quatro dimensões – institucional, simbólica, cidadã e econômica – assim como as políticas públicas, o papel dos diferentes entes federativos e setores da sociedade civil.
O encontro deu início às atividades da Turma II do Curso de Extensão e Aperfeiçoamento em Gestão Pública da Cultura, ofertado gratuitamente pelo Ministério da Cultura (MinC), por meio do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia (Facto), em parceria com a Secult.
A doutora em educação e ex-coordenadora de Cultura de São Carlos (SP), Telma Pegorelli Olivieri, apresentou um breve contexto sobre as políticas públicas de cultura, o Sistema Nacional de Cultura (SNC) e as diretrizes para os conteúdos propostos pelo Ministério da Cultura no Programa Nacional de Formação de Gestores e Conselheiros de Cultura. “O Espírito Santo, como um estado menor, facilita muito a implantação do SNC. O curso, além de trazer a qualificação que se pretende, traz a grande responsabilidade de fazer com que o Sistema Estadual de Cultura se fortaleça. Esse é o desafio”, ressaltou Telma.
Um dos palestrantes do evento e professor do curso, Raoni Huapaya, reforçou a atuação de gestores e agentes culturais em tempos de crise. “Ao moldar as necessidades de formação, uma percepção que foi muito clara é de que realmente é um curso vivo. Neste momento de crise, o contexto da liderança de um gestor público precisa ser acionado. É necessário muita empatia para entender artistas, empresários, e demais”, afirmou.
O curso
O Curso de Extensão e Aperfeiçoamento em Gestão Pública da Cultura, ofertado pelo Centro de Referência em Formação e Educação a Distância do Ifes (Cefor), tem o objetivo de fomentar a implantação dos sistemas municipais de cultura, com a capacitação de gestores e conselheiros de cultura para elaboração de planos e institucionalização da área.
As aulas serão semipresenciais e seguirão grade curricular dividida em quatro disciplinas na modalidade a distância, distribuídas em quatro módulos: Políticas Públicas da Cultura; Diversidade Cultural e Desenvolvimento; Gestão Cultural e Planejamento; e Execução de Projetos Culturais. Além disso, haverá uma disciplina semipresencial denominada Projeto Integrador, cuja metodologia será organizada em forma de duas jornadas estaduais de gestão cultural e uma jornada regional, a qual será replicada em quatro mesorregiões do Estado.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Caravana Iluminada de Natal Grupo Coroa leva magia, alegria e solidariedade a Aracruz
- Política Municipal de Educação Ambiental é destaque no II Seminário de Ciência Cidadã da Unesco
- Arena de verão vai movimentar o litoral de Aracruz com atividades esportivas e incrições para o vôlei de praia 2026
- Aracruz avança na revisão do PDM com realização da quarta etapa
- Família Acolhedora: quando o cuidado transforma vidas e fortalece o futuro
- Aracruz discute futuro urbanístico em reunião com a ministra Simone Tebet, em Brasília (DF)
- XXI Fórum Extraordinário da Undime Espírito Santo debate o futuro da educação pública com a inteligência artificial
- Semdur dá inicio a quarta etapa do PDM
- Feira de Negócios Aracruz movimenta a economia e valoriza empreendedores locais de 18 a 20 de dezembro
- Festival Aracruz Sabores trouxe o melhor da culinária para Barra do Sahy