Mais de 300 pessoas participaram da palestra 'Epidemia do Crack' na Câmara de Vereadores

A noite da última sexta-feira (26) foi marcada pela presença do Secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Dr. Rodney Rocha Miranda, que na 3ª edição do Programa Sesp Itinerante em Aracruz ministrou uma palestra com o tema: “Epidemia do Crack”. Estiveram presentes na Câmara de Vereadores mais de 300 pessoas entre representantes das lideranças religiosas, civis, militares, professores da rede municipal de ensino e alunos das escolas “Monsenhor Guilherme Schimitz”, “Misael Pinto Neto” e do “Centro Municipal de Jovens e Adultos - Prof.ª Maria José Ghidetti Rocha”.
Também marcaram presença no evento o Prefeito de Aracruz, Ademar Devens, o Vice-prefeito Municipal, Jones Cavaglieri, o Subcomandante do 5º Batalhão de Polícia Militar, Major Lube, o Delegado de Polícia Civil de Aracruz, Olair José dos Santos, o Secretário de Administração, Rodolfo Reis, a Secretária de Desenvolvimento Social, Ilza Fernandes e a Ouvidora Pública Municipal, Margareth Frigini.
O Sesp Itinerante é um plano de ação com ênfase nos aspectos de prevenção social, para mostrar uma nova perspectiva de polícia à população, desmistificando a imagem ostensiva e repressiva. o evento que aconteceu durante todo o dia da última sexta-feira (26) contou com a emissão da primeira via da carteira de identidade, além de palestras acerca da internet segura, cuidados com acidentes caseiros e peça teatral voltada para a comunidade e para os alunos da rede municipal de ensino. O evento foi uma realização conjunta entre Poder Executivo Estadual e Municipal.
“Em 2006 comecei a observar o aumento de drogas em Pernambuco quando fui secretário. A droga era o Crack, na época deduzimos que sua produção era feita fora do País e chegava ao 'Polígono da Maconha' em Pernambuco vindo de países vizinhos, como Bolívia e Colômbia”. Com essas palavras o Secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Dr. Rodney Rocha Miranda deu início à sua palestra.
Ainda segundo Miranda: “Quando voltei para o Espírito Santo percebemos outra constatação grave, as drogas começaram a migrar para o interior do Estado, isto é, para a periferia dos centros urbanos, para a parcela mais pobre da população. Percebemos então, que o Crack, se alastrou muito rápido dentro da sociedade, talvez, por ser uma pasta base que sobra da cocaína e que chega ao País misturada com outras drogas. Sua ingestão é feita por cachimbo ou aspirada diretamente. Dez dias é o prazo máximo para que uma pessoa com uso regular se torne um viciado. Uma vez viciada a pessoa sente a 'Síndrome da Abstinência'. Dez segundos é o tempo da droga para chegar no cérebro para proporcionar a sensação de euforia e poder, e o pior é que esse sentimento acaba em dez minutos”, explicou o secretário.
Durante as explicações os presentes ficaram atentos e no momento de debate participaram ativamente demonstrando preocupação quanto aos estragos que as drogas fazem na sociedade, na família e na vida de jovens e adultos.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandro Bitti – Tel: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / lebitti@yahoo.com.br
Compartilhe em suas redes sociais:
Últimas notícias
- Educação reforça compromisso com metas durante reunião dos Núcleos Regionais do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes)
- Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE): Aracruz participa da Formação Caminhos Compartilhantes
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 005/2023: Prefeitura de Aracruz divulga a 6ª Chamada Emergencial/Extraordinária
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 005/2023: Prefeitura de Aracruz divulga a 69ª Chamada
- Formação sobre Laboratórios de Matemática promove inovação nas escolas da Rede Municipal de Aracruz
- Clique aqui e confira agora mesmo!
- Assinatura do Programa Gênesis marca novo capítulo para inovação e startups para Aracruz
- Educação promove o 1º Encontro Formativo para pedagogos em 2025
- Secretaria de Educação celebra o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais (Libras)
- Aracruz faz parte do eixo Regional Central Turístico