Balneabilidade: litoral de Aracruz conta com cinco pontos próprios para banho
Uma boa notícia para quem deseja aproveitar o verão nas praias de Aracruz. O último monitoramento de balneabilidade, divulgado nesta sexta-feira (05), aponta que, dos seis pontos de análise, cinco estão próprios para banho.
Apenas o ponto próximo à foz do Rio Sahy, em Barra do Sahy, encontra-se impróprio para banho. Os demais pontos do local estão adequados para banho, de acordo com a análise realizada em frente ao quiosque número 4.
Já os pontos em Praia dos Quinze, Mar Azul, Putiri, Praia do Sauê estão liberados para banho, segundo o monitoramento. Em Praia dos Padres e Santa Cruz a Secretaria Municipal de Meio Ambiente aguarda o resultado das amostras coletadas.
Balneabilidade
A balneabilidade, que é a indicação da qualidade das águas destinadas à recreação que envolva contato direto e prolongado como natação, mergulho e lazer, é realizada por meio de coletas e análises bacteriológicas das amostras colhidas em sete pontos do litoral de Aracruz. A partir dos resultados de análise laboratorial os locais serão classificados em "Próprios" ou "Impróprios" para o banho.
Segundo o secretário a balneabilidade é obrigatória pelo Códgo Municipal do Meio Ambiente."O município por meio da SEMAM deve monitorar a qualidade dos recursos naturais dentre os quais se inclui as praias, rios e regiões estuários em Santa Cruz. Inicialmente o monitoramento de balneabilidade está sendo realizado em sete pontos estratégicos, de maior uso da população. Em 2018 a intenção é ampliar os locais de análise com mais três ou cinco pontos”, explicou o Secretário de Meio Ambiente, Wagner José Elias Carmo.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- 2º lugar na categoria Indígena: Aracruz se destaca no Prêmio Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) 2026
- Saae assina ordem de serviço para modernização de 14 elevatórias em Aracruz
- 6ª CHAMADA EMERGENCIAL /EXTRAORDINÁRIA – Edital SEMED 002/2025
- 25ª CONVOCAÇÃO SEMED - EDITAL 002-2025
- Desenvolvimento Social prorroga prazo do Chamamento Público para Compra Direta de Alimentos
- Prefeitura de Aracruz abre consulta pública para contribuições à minuta da Lei dos instrumentos de desenvolvimento urbano e fundiário
- Xadrez nas escolas: Aracruz conquista três medalhas nos Jogos Escolares do Espírito Santo (Jees) e duas vagas para os Jogos Escolares Brasileiros (Jebs)
- Festa de "São João na Praça" começa nesta terça-feira (23)
- 2ª Edição do Conexão Agro acontece no distrito de Jacupemba
- Projeto Águas da Vida vai recuperar 200 nascentes em Aracruz até 2028