Aulas de hidroginástica auxiliam na saúde e bem estar de idosos
Toda terça e quinta-feira é dia de se exercitar na água, com as aulas de hidroginástica. Na piscina, cerca de 20 mulheres e homens idosos se alongam com movimentos leves e relaxantes que, ao final, resultam em bem estar e sorrisos.
Aos 64 anos, dona Jandira da Silva se alegra ao encontrar o grupo para realizar os exercícios. A aposentada frequenta as aulas de hidroginástica há dois anos e, segundo ela, após a sequência de movimentos dentro d’água a sensação é conforto. “Quando estou na piscina esqueço de tudo. Isso me faz sentir bem e ajuda a relaxar”, comentou.
As aulas são oferecidas de forma gratuita para pessoas da terceira idade que são cadastradas no Centro de Convivência dos Idosos (CCI) da Prefeitura de Aracruz. Segundo o educador físico João Galo, a hidroginástica atua justamente no bem estar dos idosos já que os movimentos feitos dentro da água amenizam os impactos do alongamento.
“Muitos possuem problemas de articulação e pressão e os movimentos feitos dentro da água fortalecem a musculatura e evitam lesões nos joelhos ou coluna, por exemplo”, explicou o professor.
Márcia Barreto, de 64 anos, sabe bem sobre os benefícios da hidroginástica. Ela conta que raramente sentiu dores durante os nove anos que tem participado das aulas. “Os exercícios fazem muito bem para a saúde e nesse tempo que venho para cá não tive nenhum problema de coluna, porque estou sempre me movimentando”, frisou.
Conheça o CCI
O Centro de Convivência do Idoso é um espaço público da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (SEMDS), que desenvolve o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para toda a população com idade igual e/ou superior a 60 anos do município de Aracruz.
Possui o objetivo desenvolver atividades que contribuam no processo de envelhecimento saudável, no desenvolvimento da autonomia e de sociabilidades, no fortalecimento de vínculos familiares e do convívio comunitário e na prevenção de situações de risco social por meio de intervenções pautadas nas características, interesses e demandas da faixa etária e considera que a vivência em grupo, as experimentações artísticas, culturais, esportivas e de lazer e a valorização das experiências vividas constituem formas privilegiadas de expressão, interação e proteção social.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- II Seminário Internacional de Educação debate a ciência e os desafios para a evolução dos indicadores de qualidade
- Secretaria de Turismo e Cultura promove bate papo com fazedores de cultura de Aracruz
- Audiência Pública de revisão do Plano Diretor Municipal acontece no dia 17 de setembro
- Saae realiza reforma de reservatórios de água tratada para garantir segurança no abastecimento
- Convocação n.º 004 do Edital n.º 001/2025 - Saúde
- Com apoio da Prefeitura, 1º Pedal do Ifes leva mais de 150 ciclistas às ruas de Aracruz
- Projeto Ytxy Porã leva acolhimento e cuidado às mães e gestantes na Casa Rosa
- Aracruz se prepara para a 1ª Corrida Manga em Movimento em Coqueiral
- Projeto Rio Doce Escolar: Cmei Tia Anastácia celebra culminância dos trabalhos com música, teatro e exposição
- Grande Mestre Internacional de Xadrez prestigia a 7ª Etapa do Circuito Municipal de Aracruz