Projeto Comunidade de Leitores: Alunos da rede municipal participam do 1º Ciclo de Contação de Histórias
Teve início nesse mês de abril nas escolas da rede municipal EMEF Novo Irajá, CMEI Novo Irajá, CMEI Chapeuzinho Vermelho e CMEI Criança Feliz, o projeto Comunidade de Leitores com o 1º Ciclo de Contação de História do livro "Uma viagem de tartaruga" da escritora Adrielly Selvatice.
Além da contação de história, as crianças também participaram de dinâmicas e momentos de musicalidade. Nessa perspectiva, observa-se que a leitura deve ser incentivada desde a educação infantil, pois ela é imprescindível para que as crianças desenvolvam esse hábito. A Coorcdenadora do projeto, Roberta Bertaso, destaca que a iniciativa visa valorizar as ações de leitura a serem desenvolvidas nos espaços escolares. “Nosso propósito é contribuir para o desenvolvimento do intelecto e da imaginação de cada aluno, além de promover a aquisição de conhecimentos por meio de práticas leitoras inovadoras", ressalta.
Para comemorar anualmente em Aracruz o dia do Projeto Comunidade de Leitores, foi instituída a Lei nº 4.090, de 02/12/16. Ela tem por objetivo constituir uma comunidade de leitores, institucionalizar políticas para formação de cidadãos leitores e incentivar o ato de ler, na comunidade escolar interna e externa, planejando ações de leitura dentro e fora da escola.
Este ano, a Secretaria de Educação da prefeitura de Aracruz em parceria com o grupo Votorantim pela Educação – PVE, está desenvolvendo o tema: “A gestão com foco na aprendizagem” com ênfase na leitura, que beneficiará mais de 10 mil alunos, matriculados em 33 escolas da rede.
Algumas ações desenvolvidas por meio do Projeto Comunidade de Leitores já são destaques, como: Cantinho Literário; Roda de leitura; Contação de História; Sarau Literário; Teatro; Maleta Literária; Arautos da Leitura; Momentos Sociais; Toalha Literária; Murais literários; Tendas Literárias em espaços públicos; Festival Literário; Campanhas de incentivo à leitura e Concurso Literário.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Desenvolvimento Social prorroga prazo do Chamamento Público para Compra Direta de Alimentos
- Prefeitura de Aracruz abre consulta pública para contribuições à minuta da Lei dos instrumentos de desenvolvimento urbano e fundiário
- Xadrez nas escolas: Aracruz conquista três medalhas nos Jogos Escolares do Espírito Santo (Jees) e duas vagas para os Jogos Escolares Brasileiros (Jebs)
- Festa de "São João na Praça" começa nesta terça-feira (23)
- 2ª Edição do Conexão Agro acontece no distrito de Jacupemba
- Projeto Águas da Vida vai recuperar 200 nascentes em Aracruz até 2028
- 3ª CONVOCAÇÃO SEMSA - EDITAL 002-2026
- Mutirão de neuropediatria amplia atendimento e reforça compromisso de Aracruz com a saúde das crianças
- Saúde inicia nova etapa de cirurgias oftalmológicas com previsão de 50 procedimentos mensais
- Prefeitura de Aracruz reforça ações do Selo Social no âmbito público