Prefeitura auxilia na regeneração de pastagens
Na zona rural de Aracruz o verde começa a regenerar em propriedades com terras degradadas, após o auxílio no preparo do solo, realizado pela Secretaria Municipal de Agricultura (SEMAG). Lugares que antes estavam improdutivos, agora dão lugar a pastos ricos em nutrientes fundamentais na alimentação do gado.
Em Biriricas, comunidade do distrito de Santa Rosa, o produtor Antônio Roberto Nunes Loureiro caminha contente pela propriedade ao observar o resultado. A área, que antes estava seca e improdutiva, agora revela bons resultados com a pastagem renovada e solo protegido em 20 hectares onde foi feito o preparo de solo.
“A área estava muito degradada, não tinha nem capim. Com apoio da Prefeitura consegui reverter a situação e hoje está ajudando muito na produção”, conta o produtor.
Mas para chegar nesse resultado foi preciso um ponta pé inicial, entrando em cena a Secretaria Municipal de Agricultura. Disponibilizando equipamentos e máquinas para atuarem na propriedade degradada, o município estimula e apóia o campesinato de Aracruz.
“A gente fornece um trator de grade aradoura para o preparo do solo - uma fase essencial para a recuperação das pastagens. Na sequência, o produtor fez o plantio e a semeadura do capim e, tempo depois, a pastagem está novamente renovada e pronta para receber os animais”, explica o engenheiro agrônomo da PMA, Antônio Schimith.
Em 2017 foram preparados aproximadamente 40 hecatares para formação de pastagem degradada. “Antes o produtor deve fazer a análise do solo para fazer as correções da acidez com calcário dolomitico. Depois fazemos o preparo do solo com grade aradoura”, conclui o engenheiro.
Como solicitar o serviço
O produtor que deseja recuperar sua pastagem degradada deve procurar a SEMAG, de segunda a quinta-feira, das 08h às 16h30 e as sextas-feiras, das 08 às 15h30. É preciso ter em mãos a cópia do bloco de notas fiscais, documentos pessoais (RG e CPF), escritura da terra ou recibo de compra e venda.
“O objetivo é aumentar a produtividade agrícola e, consequentemente, aumentar a produção. Muitos nunca fizeram um trabalho de recuperação na propriedade e nossa missão é contribuir na melhoria desses espaços e, consequentemente, estimular o trabalho agrícola”, explica o secretário municipal de agricultura, Renato Pereira Sobrinho.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada
- Divulgação Final Após Sorteio - Ambulantes - Informativo 004 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- 2º Encontro Nacional de Gestores fortalece a implementação das políticas de recomposição das aprendizagens
- Premiação da Olimpíada Cactus celebra talento e esforço de estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino
- Secretaria de Fazenda aprofunda estudo sobre a Reforma Tributária e as mudanças válidas a partir de 2026
- 64 participantes do Projeto Empreendedorismo Social Qualificando Pessoas são certificados em Guaraná
- Aracruz conquista Selo Diamante de Transparência e Governança Pública 2025 pelo segundo ano consecutivo
- Gestão publica a lista de servidores classificados para a Progressão Horizontal por Merecimento