Produtores aprendem sobre técnicas de pós colheita do cacau

Em Córrego Alegre, produtores de cacau das regiões de Santa Maria, Cachoeiro do Riacho, Assentamento Nova Esperança, Jacupemba, Três Irmãos e Retiro estiveram reunidos para aprenderem sobre técnicas de pós colheita, prevenção de doenças do cacau e também sobre nota fiscal eletrônica. Cerca de 26 cacauicultores estiveram presentes na capacitação que aconteceu esta semana.
O curso foi uma realização do Instituto de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural do ES (Incaper), Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) e Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Agricultura. O objetivo era levar conhecimentos sobre cuidados e tratos que o produtor deve ter após a colheita do cacau, mantendo um padrão de qualidade.
A metodologia
Colheita, quebra, fermentação e secagem. Essas são as etapas do beneficiamento primário do cacau, que afetam diretamente a qualidade das amêndoas do fruto, matéria-prima do chocolate. O tema foi abordado durante o curso “Pós Colheita e Beneficiamento Primário do Cacau”, ministrado pelo técnico agrícola da Seplac, Alvaro Candido da Silva.
Os participantes também aprenderam sobre Monilíese do Cacaueiro, tipo de doença causada por fungos. A palestra foi conduzida pela auditora fiscal do Ministério da Agricultura, Sandra Helena Martins.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- 1º Pedal Solidário do Ifes acontece neste domingo (31)
- Nova Unidade Odontológica Móvel reforça atendimentos em Aracruz
- 2º Seminário de Educação Infantil discute as práticas pedagógicas inovadoras e inclusivas
- Inscrições abertas para o Curso de Guarda-vidas
- Ação no centro de Aracruz acolhe pessoas em situação de rua
- Saúde mental: Programa Saúde na Escola destaca o Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi)
- Convocação Nº 003, Edital 001/2025 - SEMSA
- Aracruz realiza a XII conferência Municipal de Saúde
- Aracruz terá primeira conferência dos direitos humanos
- ParkLog ES: maior investimento portuário do estado tem Aracruz como cidade âncora