Secretaria de Saúde de Aracruz inova ação de combate à dengue no município com Casa Temática

Publicado em: 28 de abril de 2010
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
Secretaria de Saúde de Aracruz inova ação de combate à dengue no município com Casa Temática

Com o objetivo de mobilizar a população para diminuir os índices de infestação do mosquito Aedes aegypti, a Secretaria de Saúde (Semsa) da Prefeitura de Aracruz, em parceria com a Secretaria de Educação (Semed), começou a desenvolver essa semana, nas escolas da rede pública, o projeto “Casa Temática”. Tendo os jovens como público alvo, o jogo tem como objetivo apresentar de maneira interativa, a temática da dengue ao orientar os visitantes da “Casa Temática”, como identificar os principais criadouros do mosquito da dengue e como eliminá-los.

O jogo acontece em cenários diferentes da casa como cozinha, banheiro, jardim, etc. Em cada um deles, o usuário tem missões como esvaziar garrafas e pneus, colocar areia em pratos das plantas, tampar caixas d’água, entre outras. Os alunos da rede municipal de ensino são orientados pela equipe de educação em saúde e mobilização social da Semsa. O jogo funcionará no sistema itinerante e começou a ação na Escola Marechal Costa e Silva, com aproximadamente 200 alunos e na escola Zenília Varzem Ribeiro, com aproximadamente 350 alunos. Para conhecer a “Casa Temática” - que funcionará de acordo com a incidência de casos no período de epidemia – basta ligar para (27) 3296-1365.

Desde o início do ano até o dia 26 de abril foram registrados 81 casos suspeitos de dengue em Aracruz, de acordo com os dados divulgados pela Seção de Vigilância Ambiental em Saúde (SVA) da Semsa. Dos 81 casos, já foram confirmados sete casos de dengue clássica, por laboratório, o que torna necessário a coleta sorológica nas unidades de saúde do município pelos indivíduos que apresentarem sintomas da dengue. Atualmente os casos mais críticos de infestação de dengue no município estão na Barra do Riacho, com 47 casos notificados, dois casos confirmados e mais um caso confirmado da forma grave da doença (dengue com complicação). A SVA da Semsa vai trabalhar em parceria com as secretarias de Obras, Educação, Meio Ambiente, Infraestrutura e Transporte, Ministério Público, além de agentes de limpeza urbana e apoios regionais.

De acordo com o Gerente de Vigilância em Saúde da Semsa, Vicente Penteado Vizioli, quando a comunidade cobra medidas de combate à dengue, ela, se torna parceira eficiente para a realização de ações conjuntas. “Este ano na 17ª semana de monitoramento no município temos 180 armadilhas contra o vetor distribuídas no município. A prevenção e as medidas de combate exigem a participação e a mobilização de toda a comunidade a partir da adoção de medidas simples, visando a interrupção do ciclo de transmissão e contaminação. Caso contrário, as ações isoladas poderão ser insuficientes para acabar com os focos da doença. Na eventualidade de uma epidemia de dengue numa comunidade ou município”, disse o gerente.

Ainda segundo Vizioli, amanhã (29), às 8h30 representantes da Vigilância em Saúde da Semsa estarão em Vitória, no auditório do Conselho Regional de Medicina, para a Reunião de Avaliação da situação epidemiológica da dengue nos municípios que estão em situação de alerta ou em surto / epidemia, com o Secretário de Estado da Saúde. Também a partir desta, quinta-feira, estará em circulação nas ruas de Barra do Riacho, durante aproximadamente 15 dias consecutivos, o carro fumacê, liberado pela Secretaria de Estado da Saúde, devido ao grande número de casos notificados na localidade.

INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandro Bitti - Tel: (27) 3296-4507 - E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / lebitti@yahoo.com.br

Compartilhe em suas redes sociais: