Gabinete Municipal de Gestão Integrada (GGIM) completa um ano de pleno funcionamento

Na manhã desta quarta-feira (11/07), o prefeito Jones Cavaglieri recebeu em seu gabinete instâncias promotoras da segurança pública do município como Juízes de Direito, Delegados da Polícia Civil, representantes da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros em uma reunião que celebrou o primeiro ano de pleno funcionamento do Gabinete Municipal de Gestão Integrada (GGIM).
Na ocasião, representantes da Polícia Militar e da prefeitura da cidade de Venda Nova do Imigrante, membros do GGIM local, que voltou a operar a três meses, participaram da reunião com o intuito de terem uma referência do funcionamento do GGIM em Aracruz, considerado referência no Estado do Espírito Santo. Eles ainda aproveitaram a oportunidade para conhecerem o Sistema de Videomonitoramento, cuja base operacional funciona dentro da prefeitura.
“Essa visita contribuiu para termos uma grande melhora nos nossos serviços, pois buscamos aqui em Aracruz, o sucesso e experiência que o município têm por ser uma referência no sistema de videomonitoramento e de segurança, sendo que na nossa cidade, temos um sistema de videomonitoramento embrionário. Assim buscamos lograr êxito em uma melhor fiscalização na nossa segurança pública”, comenta Capitão Tales, Chefe da Divisão Operacional do Comando de Polícia Ostensiva Serrano.
Frederico Rodrigues, Chefe de Gabinete da prefeitura de Venda Nova do Imigrante também comentou sobre sua presença na reunião. “Nosso objetivo com essa visita é conhecer o sistema de segurança presente aqui em Aracruz e do GGIM, que é um bom modelo que pretendemos adotar para aplicarmos na nossa realidade local. Por isso buscamos essa interação para evoluirmos no nosso procedimento”, ressalta.
Representando a 2ª Cia Independente dos Bombeiros de Aracruz, o Major Pazeto, membro do GGIM de Aracruz, comentou sobre as conquistas para o município, após um ano de reuniões. “Faço questão de participar dessas reuniões, dado a importância dos temas que aqui são tratados. Nós e representantes da sociedade civil organizada propomos pautas e assuntos, o que é muito importante, pois temos capacidade de deliberar, e como consequência, vêm as resoluções”, diz.
Ainda de acordo com o Major Pazeto, na reunião o Prefeito Jones propôs a criação de um Gabinete de Crise. “Considero isso muito importante, sendo que em momentos de um desastre na nossa cidade, teremos pessoas capazes de deliberar e tomar decisões entrosadas com todos os membros”, explica.
O GGIM
O Gabinete Municipal de Gestão Integrada (GGIM) é um espaço de interlocução permanente entre as instituições do sistema de justiça criminal e as instâncias promotoras da segurança pública local, sem prejuízo das respectivas autonomias e sem qualquer tipo de subordinação funcional ou política, visando a redução da violência criminal no município e na região.
Trata-se de uma inserção do município ao Programa Nacional de Segurança Pública (PRONASCI), instituído pela Lei Federal nº 11.530 – 24/10/2012 – que se destina à prevenção, controle e repressão da criminalidade, atuando nas raízes socioculturais, mediante articulação de ações de segurança pública e de execução de políticas sociais.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- ARSP oficializa reajuste tarifário do Saae Aracruz em nova resolução
- Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca visita o município do Sul para visita técnica de piscicultura
- Nova linha de transporte público beneficia moradores de Cachoeirinha do Riacho
- Chamamento Público: Secretaria de Desenvolvimento Social torna público o edital do Programa Compra Direta de Alimentos
- Programa Destino Futuro: startups e empresas inovadoras podem se inscrever até o dia 19 de maio
- Prefeitura realiza ações de conscientização Maio Amarelo
- Saúde realiza o Dia D da Vacinação contra a Gripe neste sábado (10)
- IPTU 2025: pagamento da Cota Única com 10% de desconto é até 12 de maio
- Aracruz planeja criar Corredor Ecológico de Biodiversidade para fortalecer a conservação dos recursos naturais no município
- Aracruz, a porta de entrada de importação e geração de empregos