Práticas sustentáveis em escolas da Rede Municipal
A sustentabilidade é tema de frequentes discussões na atualidade, além de ser um desafio para o município em unir o consumo e relações saudáveis entre seres humanos e o meio ambiente. Nas escolas da Rede Municipal de Ensino, a Prefeitura de Aracruz tenta estimular crianças e adolescentes em um novo jeito de pensar o mundo.
Na CMEB Paulo Freire, por exemplo, duas bags de materiais recicláveis foram instaladas pela Secretaria de Transportes e Serviços Urbanos (SETRANS), com o intuito de recolher materiais que possam ser reutilizados. Por lá os resíduos são coletados quinzenalmente e levados para a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Aracruz, onde são separados e vendidos para empresas que atuam no ramo da reciclagem.
“O lixo é uma questão grave e ano após ano tocamos no assunto e desenvolvemos projetos com a intenção de formar cidadãos comprometidos com a natureza e com o meio ambiente” , frisou Dorinha Pianca, diretora da CMEB Paulo Freire.
Outras escolas, como a CMEI Cinderela, CMEI Sete Anões, EMEF Samoel Costa e EMEF Marechal Costa e Silva também realizam a coleta seletiva, através dos bags da SETRANS.
Horta nas Escolas
Outra prática que a Prefeitura de Aracruz desenvolve nas escolas da Rede Municipal, pensando em sustentabilidade, é o projeto de Hortas Escolares. Este ano mais de 30 canteiros foram feitos pela equipe da Secretaria Municipal de Agricultura (SEMAG).
Além de despertar nos alunos o contato com a terra, o projeto também tem a intenção de estimular um estilo de vida saudável aos estudantes da Rede Municipal. Por isso, durante as rodas de conversas que acontecem antes do plantio, as acrianças aprendem sobre produção de alimentos livres de agrotóxicos e também sobre a importância de consumir produtos orgânicos.
“O objetivo é fazer com que as crianças sintam a terra e entendam melhor de onde vem o alimento que elas comem”, explica a professora do projeto, Natalina Sartor de Oliveira.
Aracruz Sustentável
Desde o ano passado a Prefeitura de Aracruz vem trabalhando no desenvolvimento sustentável do município, desenvolvendo projetos e programas que, além de atuarem nas finanças da cidade, refletem de forma consciente no meio ambiente para não comprometer os recursos naturais das gerações futuras.
A Coleta Seletiva é uma dessas ações que une Geração de emprego e sustentabilidade. “Em um município que tem como objetivo cuidar das pessoas e do meio ambiente, o trabalho de coleta seletiva se torna um serviço de muita relevância, já que contribui na geração de emprego e também no desenvolvimento sustentável”, concluiu o prefeito de Aracruz, Jones Cavaglieri.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada
- Divulgação Final Após Sorteio - Ambulantes - Informativo 004 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- 2º Encontro Nacional de Gestores fortalece a implementação das políticas de recomposição das aprendizagens
- Premiação da Olimpíada Cactus celebra talento e esforço de estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino
- Secretaria de Fazenda aprofunda estudo sobre a Reforma Tributária e as mudanças válidas a partir de 2026
- 64 participantes do Projeto Empreendedorismo Social Qualificando Pessoas são certificados em Guaraná
- Aracruz conquista Selo Diamante de Transparência e Governança Pública 2025 pelo segundo ano consecutivo
- Gestão publica a lista de servidores classificados para a Progressão Horizontal por Merecimento