CMEB Paulo Freire promove o arraial “Ser honesto é legal”
Na tarde desta sexta-feira (27/07) o CMEB Paulo Freire promoveu o arraial “Ser honesto é legal”. Trata-se de um evento planejado pela própria escola dentro de uma proposta feita pela Controladoria-Geral do Município, que aderiu do Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU), para que os alunos participem da 10ª edição do Concurso de Desenho e Redação, cujo tema é “Ser honesto é legal”.
A Controladora Geral do município, Flávia Cândida explicou sobre a inserção de escolas municipais no concurso e as categorias que entrarão em disputa. “Nós fizemos contato com a Secretaria de Educação para promover essa parceria. E como é o primeiro ano que implementamos esse projeto, quatro escolas foram escolhidas como projeto-piloto. Elas concorrerão nas seguintes modalidades: Categorias de 1º ao 5º ano do ensino fundamental, no qual os alunos poderão concorrer com trabalhos do tipo Desenho; Categorias de 6º ao 9º ano do ensino fundamental, com os alunos podendo concorrer por meio de redação, além da categoria Escola Cidadã, onde as escolas poderão concorrer com trabalhos do tipo “Plano de Mobilização”, explica.
Ainda de acordo com Flávia, já está sendo elaborado um edital de concurso interno, e as escolas estão se mobilizando, porque o projeto foi apresentado há um mês. “Na apresentação desse edital as escolas vão promover as ações para que as turmas façam os desenhos e as redações. Uma comissão julgadora composta por membros da Controladoria-Geral do Município e da Secretaria de Educação avaliará os trabalhos. Há escolas que concorrem somente com desenhos, outras com redação e outras com desenho e redações. Essas crianças serão premiadas na semana da pátria, que vai do dia 1º a 7º de setembro, quando é relembrada a história da independência do Brasil”, ressalta.
A diretora do CMEB Paulo Freire, Dorinha Pianca falou sobre o tema e seus objetivos. “O tema de nossa festa caipira é o mesmo do Concurso de Desenho e Redação, pois nós estamos participando com o objetivo de competir a nível nacional. Para isso estamos desenvolvendo ações que envolvam alunos e comunidade. Nessa nossa festa por exemplo, com o intuito de fomentar a honestidade nos nossos alunos, foram colocadas tentas com comidas típicas como paçocas e seus preços, sem ninguém para cobrar, competindo ao aluno, deixar o dinheiro em uma caixa”, comenta.
Ser honesto é legal
Ser honesto é legal é o tema da 10ª edição do Concurso de Desenho e Redação realizado pelo Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU). O objetivo da iniciativa é despertar nos estudantes o interesse por assuntos relacionados ao controle social, à ética e à cidadania, por meio do incentivo à reflexão e ao debate destes assuntos nos ambientes educacionais. O Concurso é direcionado a estudantes regularmente matriculados em escolas públicas e privadas de todo o Brasil.
A escola pode mobilizar todos os seus alunos para discutir o tema e produzir trabalhos, contudo deve selecionar apenas um (01) trabalho de cada categoria (série escolar) dentre todos os trabalhos produzidos pelos alunos para concorrer nesta edição.
A prefeitura de Aracruz, por meio da Controladoria-Geral do Município, com base nas diretrizes de trabalho que visam a aproximação do órgão com a sociedade, objetiva, com a participação nesse evento, incentivar a educação para a cidadania e o controle social entre os públicos infantil e adulto.

Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Novo Olhar inicia atendimentos e amplia cuidado com a visão de mais de 3.000 estudantes
- Polo UAB Aracruz registra sua história nos 25 anos da Sead/Ufes
- Projeto "O Ato Espontâneo: Crianças em Cena" estimula estudantes do CMEI Tia Anastácia a transformarem o espaço da escola em um verdadeiro palco de descobertas
- Hemodiálise: Saúde amplia serviço, beneficia 24 pacientes e acaba com os deslocamentos
- Dia “D” incentiva descarte correto de lixo eletrônico em Aracruz
- Educação inicia atividades do Decola Paebes com as turmas do 5º ano do Ensino Fundamental
- UBS de Novo Irajá passa por manutenção e ganha Farmácia
- Barragens e barraginhas fortalecem segurança hídrica de Aracruz e ajudam produtores a enfrentar períodos de estiagem
- 2º Encontro da Família no Cmei Abílio Correia de Amorim é marcado por apresentações e muita atividade em oficinas
- Inscrições para eleição do Conselho Municipal de Saúde começam nesta segunda-feira (14)