Ação da Prefeitura de Aracruz vai sensibilizar moradores quanto ao diagnóstico precoce das hepatites virais B e C

Para marcar o Dia Mundial da Luta Contra as Hepatites Virais, comemorado em 28 de julho, e reforçar a necessidade das pessoas buscarem um diagnóstico e prevenção, a prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Saúde (SEMSA), realiza neste sábado (18/08) na Casa Rosa, localizada em frente ao Mercado Municipal, Centro, das 8h às 13hs, uma grande ação para conscientizar e sensibilizar os moradores sobre o diagnóstico precoce das hepatites virais B e C e a importância da vacinação para a Hepatite B.
A equipe da Vigilância da SEMSA, por meio do Programa Municipal de IST/AIDS disponibilizará uma testagem rápida, a vacinação da Hepatite B, além da oferta e insumos, como camisinhas masculina e feminina e gel lubrificante. Vale ressaltar que a vacina é a principal medida de prevenção da doença, e se encontra disponível à população nas Unidades Básicas de Saúde.
Ela é dirigida a jovens, pessoas com 50 anos, gestantes, manicures e tatuadores. Dessa forma serão dadas dicas sobre a testagem, os sintomas, as formas de contágio e prevenção. Trata-se de doenças causadas por um vírus, elas são infecciosas e afetam o fígado, podendo evoluir para uma forma crônica, que têm como principais complicações a cirrose hepática e o câncer. Todos os tipos da doença podem levar à morte. Milhões de pessoas no Brasil podem ser portadores e não saber, por isso a importância em se informar e fazer o teste.
O teste rápido
O teste rápido é primeiro passo para o diagnóstico precoce da doença e sua prevenção, o que possibilita interromper sua cadeia de transmissão e ter um maior controle. O uso do preservativo é muito importante para prevenir a transmissão, que também ocorre nas relações sexuais, além do compartilhamento de objetos contaminados como lâminas de barbear, escovas de dente, alicates de unha e seringas. Também pode ocorrer pelo uso de materiais não esterilizados na colocação de piercing e tatuagens.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Mais de 1 tonelada de resíduos foram recolhidos durante as ações do Clenup Day na orla de Aracruz
- Educação divulga o Edital n.º 24/2025: Processo de Seleção de estudantes e suplentes para o Curso de Extensão em Portos (EaD)
- Revisão do PDM: Prefeitura promove fóruns para coleta de informações e contribuição popular
- NFS-e Nacional: Aracruz se antecipa e lança Portal para orientar contribuintes
- Processo Seletivo Simplificado Semed n.º 004/2023: Educação divulga a 84ª Chamada
- Entusiasmo e empolgação marcam a abertura oficial da 26ª Edição dos Jogos Escolares Municipais de Aracruz (Joema)
- Semana do Livro da Biblioteca Pública Municipal de Aracruz vai até 29 de outubro
- 1º Encontro de Caiaqueiros Aracruz acontece no domingo (28), no Rio Piraque-Açú
- Processo Seletivo n.º 002/2024: Semed divulga 17ª Chamada Emergencial/Extraordinária
- Espaço de Educação Ambiental Elizete Mantovani de Oliveira é inaugurado na Emef Placidino Passos