Educadores e autoridades discutem importância e peculiaridades do ensino no campo

Publicado em: 12 de maio de 2010
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
Educadores e autoridades discutem importância e peculiaridades do ensino no campo

A Secretaria Municipal de Educação de Aracruz, em parceria com o pólo da Universidade Aberta do Brasil no município, realizou nesta terça-feira (11) o primeiro seminário “Experiência em Educação no Campo”. Participaram do evento os alunos do curso de especialização em educação do campo, que é oferecido no pólo, e autoridades da região, interessados em discutir a importância e também as peculiaridades da prática de ensino em comunidades rurais.

O coordenador da área de área de Educação no Campo do Núcleo de Ensino a Distância da Universidade Federal do Espírito Santo – Nead/Ufes, Irineu Foreste, destacou a importância do seminário para a área de educação no campo: “Cada pólo com a sua experiência específica enriquece muito a discussão. Nós estamos estimulando a realização de seminários como esse em todos os pólos da UAB que oferecem cursos nessa área e temos o objetivo de reunir todos em um grande seminário estadual.”

Foreste enfatizou ainda que as especializações oferecidas no Estado têm sido encaradas como modelo para implantação em outros locais do país. A Coordenadora do Pólo UAB em Aracruz , Maria Gorete Moro Gomes, explica que o curso tem foco para o fortalecimento do diálogo, respeitando os saberes, linguagens e valores de cada região. “O objetivo é oferecer conhecimento para os profissionais da educação e de outras áreas afins que trabalham com comunidades campestres”, acrescentou.

Uma das experiências apresentadas foi a do Centro Familiar de Formação em Alternância de Rio Bananal, uma estrutura de ensino surgida na França que tem como filosofia estrutural oferecer uma educação que responda às necessidades das comunidades rurais. Para tanto, segundo explicação dos monitores da escola, Paulo Sérgio Pagoto e Francilene Picolli, os alunos estudam em um chamado regime de alternância, que trabalha a reflexão e a prática.

A vereadora de João Neiva, Maria de Lourdes Bezerra, também falou sobre o processo se implantação de uma escola agrícola em seu município. “Os governos precisam pensar políticas públicas para a educação no campo. Em 2006, 61,8% dos jovens que moravam no campo não concluíram o ensino fundamental. Isso é um descaso com a importância que a população campesina tem para qualquer país.”, enfatizou. Maria de Lourdes explicou ainda que o investimento em educação no campo é uma das formas mais eficaz de combater também o êxodo rural.

Essa é uma preocupação compartilhada também pelo município de Aracruz. De acordo com o vice-prefeito, graças a ações da Secretaria de Agricultura do município, em conjunto com outras pastas, hoje, 80% das famílias rurais do município têm boas condições de trabalho. O vice-prefeito lembrou ainda da importância de educar essas famílias para a questão ambiental: “É necessário que esse produtores tenham conhecimento, para ajudar a preservar os nossos recursos naturais, nossas nascentes, nossas árvores nativas, para que eles não faltem no futuro.”

INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Tâmara Freire – Tel: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / tamarafreire@hotmail.com

Compartilhe em suas redes sociais: