Mutirão de combate à dengue percorre Barra do Riacho
A Prefeitura de Aracruz está intensificando as ações de combate à dengue em Barra do Riacho, localidade que concentra mais de 70% dos casos notificados da doença no município. Nesta segunda-feira (24), o bairro recebeu um grande mutirão de trabalhadores das secretarias de Saúde - Semsa e de Infraestrutura e Transporte - Semit, que percorreram as ruas conscientizando os moradores e fazendo a limpeza de alguns locais. Amanhã (25), o trabalho continua e, durante toda a semana, um número maior de agentes ambientais vai atuar no local, com o objetivo de diminuir o número de casos, que já caracteriza uma epidemia.
“Infelizmente, muitas pessoas só passam a acreditar no que a gente fala, quando veem um parente ou um vizinho doente. Por isso que está essa situação tão alarmante aqui na Barra do Riacho:os agentes de saúde fazem a conscientização, mas muitos moradores ignoram os riscos”, acredita a agente de saúde Andrea Ribeiro dos Reis Costa. Por causa dessa reincidência encontrada em alguns locais, a Prefeitura, a partir de amanhã, vai notificar os moradores que ainda mantiverem focos de reprodução do mosquito em suas casas, mesmo depois da orientação fornecida hoje pelos agentes. Na notificação, ficará especificado um período para que o local seja desinfectado, e caso isso não seja cumprido, o morador será punido com multa.
Para auxiliar os moradores na limpeza, profissionais da Semit e da Ambitec, com o auxílio de caminhões, já estão recolhendo entulhos. Durante as visitas dos agentes ambientais, os moradores também receberam sacos grandes de lixo, para armazenar o que for retirado de hoje para amanhã. Durante o dia, também foi feita a capina e limpeza de alguns terrenos baldios. “A dengue é uma doença séria que pode matar. Por isso, todas as secretarias da Prefeitura estão envolvidas, oferecendo os serviços que foram possíveis para que possamos afastar esse mal do nosso município”, salienta o chefe da Semit, Paulo Neres.
O gerente de Vigilância em Saúde da Semsa, Vicente Penteado Vizioli, explica que a região de Barra do Riacho tem sido mais afetada pela doença, por apresentar duas características: “o local é vulnerável, por causa do grande trânsito de pessoas provenientes de diversas localidades, e que podem trazer consigo o vírus da doença; e é receptivo, com a existência de muitos focos de reprodução do mosquito, especialmente nos quintais das residências.” À combinação desses dois fatores deve-se o número alarmante de notificações na localidade que está chegando aos 400 casos, o que representa mais de 70% de todas as notificações do município.
Preocupada com essa situação, além de intensificar o trabalho dos agentes ambientais, a administração municipal disponibilizou um carro-fumacê para percorrer as ruas do bairros e tem feito reuniões periódicas com lideranças comunitárias e empresários da localidade. Mas, o secretário de saúde, Evilasio Oliveira Costa, alerta que apenas os esforços da Prefeitura não são suficientes. “É preciso que a população também se empenhe, que cada morador cuide para que sua casa esteja sempre limpa e livre dos focos do mosquito e também cobre que seus vizinhos façam o mesmo. É importante lembrar que o mosquito se desenvolve em poucos dias, então, não adianta nada os agentes fazerem a desinfecção das casas, se os moradores permitirem que o mosquito se instale novamente”, enfatiza.
DICAS PARA MANTER SUA CASA LIVRE DO MOSQUITO DA DENGUE:
- Lave com bucha e sabão tonéis ou depósitos de água.
- Mantenha-os fechado com tampa própria ou tela.
- Guarde garrafas e baldes vazios de cabeça pra baixo e em locais cobertos.
- Feche bem os sacos de lixo e mantenha a lixeira tampada.
- Evite acumular entulho no quintal. Até mesmo uma tampa de caneta pode abrigar ovos do mosquito.
- Lave a vasilha de água de seus animais pelo menos uma vez por semana, com bucha, sabão e água corrente.
- Se você tiver uma piscina em casa, trate a água com cloro e limpe-a, pelo menos uma vez por semana. Mantenha a caixa d'água fechada.
- Verifique se todos os ralos da casa estão desentupidos e feche aqueles que você não estiver utilizando.
- Retire periodicamente a água que se acumula na bandeja que fica na parte de trás da geladeira e lave o objeto com sabão e bucha.
- Lave bem o suporte de garrafões de água mineral no momento da troca.
- Deixe a tampa dos vasos sanitários sempre fechada.
- Coloque areia nos vasinhos de planta ou xaxim.
- Limpe e desobstrua as calhas periodicamente.
- Se você usa cacos de vidro nos muros, encha-os com areia.
Fonte: Ministério da Saúde
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Tâmara Freire – Tel: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / tamarafreire@hotmail.com
Compartilhe em suas redes sociais:
Últimas notícias
- Aracruz se destaca como uma das 10 cidades que mais reflorestaram no Brasil
- Emef Novo Irajá promove grande apresentação cultural sobre a diversidade e consciência negra: Luta e Resistência de um povo
- Seminário de Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI) contribuiu para o aprimoramento das práticas pedagógicas
- Aracruz participa de World Café com equipes das Escolas de Educação Integral em Tempo Integral
- PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO SEMED 004/202: Prefeitura de Aracruz divulga a 54º Chamada
- Prefeitura de Aracruz divulga edital de PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO SEMED 003/2024
- Professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) em Aracruz participam da última Formação do Ano
- “Desconstruindo o Capacitismo: o que você vê e o que de fato é” será tema do 5º Fórum Municipal da Pessoa com Deficiência
- Festa do Verde de Jacupemba: vem aí mais uma edição neste final de semana
- Aracruz amplia serviço de esgotamento sanitário na Sede do Município com nova Estação de Tratamento de Esgoto