Palestra marca o início das atividades da Semana Nacional do Trânsito

A prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Transportes e Serviços Urbanos, em parceria com a Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social e Departamento Nacional de Trânsito (Detran/ES), deu início a uma vasta programação que promoverá a Semana Nacional do Trânsito. As ações começaram na noite desta terça-feira (18/09), no plenário da Câmara Municipal, com a palestra “Nós Somos o Trânsito”, proferida pelo Tenente da Polícia Militar Adilton, e continuam até na próxima terça-feira (25/09). Na abertura da cerimônia o Secretário de Transportes e Serviços Urbanos, Paulo Neres, agradeceu a presença do público e comentou sobre as ações que a prefeitura vem desenvolvendo.
“Boa noite a todos. É um grande prazer e uma honra recebê-los em um momento tão importante, quando fazemos a abertura dessas atividades da Semana Nacional do Trânsito. Queria agradecer aos envolvidos que permitiram que o evento acontecesse. Para se ter uma ideia, mesmo se tratando de uma ação de âmbito nacional, são poucas a cidades que a aderem, e nós somos uma delas. Vamos promover ações de conscientização com panfletagens, corrida e caminhada, palestas nas escolas e simulação de resgate. Tenham todos uma boa palestra”, ressalta.
Na sequência, Paulo Júnior Stefanele, morador de João Neiva, deu um depoimento a respeito do acidente que sofreu em Aracruz, quando por imprudência, capotou seu carro em uma curva na localidade conhecida como “morro das almas”, fazendo-o perder as duas pernas. “Antes de sofrer esse acidente, já participei de muitos eventos como esse, porém sendo um espectador. Eu achava que nada aconteceria comigo, mas em um descuido e desatenção, coisas muito graves aconteceram. Se eu estivesse dentro do meu limite, nada disso teria acontecido”, comenta.
De acordo com Paulo, a confiança que ele tinha o fazia correr cada vez mais. “Minha mãe sempre falava comigo para dirigir mais devagar, pois eu realmente gostava de acelerar. Com um carro em boas condições tinha muita confiança. Na curva onde me acidentei, comecei passando por ela a 90 Km/h, depois a 100 Km/h e fui subindo. Quando cheguei a 140 Km/h, não consegui e capotei. Carro não é brinquedo e pista não é de corrida. Temos que dirigir para a gente e para as outras pessoas. Prudência sempre”, enfatiza.
Nós somos o trânsito
A palestra da noite foi proferida pelo Tenente Adilton Rangel Nascimento. Ele é graduado em Gestão de Recursos Humanos, Direito e Pós-Graduado em Administração Escolar com especialização em trânsito. O Tenente começou seu discurso dizendo que a responsabilidade do trânsito está em cada pessoa. “Cada um de nós somos responsáveis. Vivemos em um país com um grande índice de mortes no trânsito. Só para se ter uma ideia, temos em média oito mortes a cada hora, o que dá 182 mortes por dia, ou 66 mil mortes por ano, sendo a maioria por imprudência, o que poderia ser evitada”.
Ele também mostrou dados preocupantes com relação ao trânsito em Aracruz. Em 2017 foram registrados 560 acidentes, sendo 403 sem vítimas, 155 com vítima parcial e outros dois com vítimas fatais. Porém, somente de janeiro a julho de 2018, já foram computados 284 acidentes, número ainda mais elevado.
60% dos acidentes em Aracruz acontecem nos cruzamentos
Somente em cruzamentos da área urbana de Aracruz, sem contar as rodovias, são registrados cerca de 60% dos acidentes. De acordo com o Tenente, a falta de atenção e o desrespeito às sinalizações são os principais fatores que contribuem para essa estatística. “Mesmo nossa cidade sendo bem sinalizada, há uma grande desatenção, quando o motorista se arrisca acreditando que nada acontecerá. Essa é a escolha que eles fazem. Temos que mudar esse comportamento”, diz.
Ainda foram discutidas questões relacionadas à bebida e direção, as principais infrações cometidas, além de um comparativo com os números de assassinatos com arma de fogo no Brasil, e os acidentes na BR 101, sendo que a parte que corta o ES, tem o maior índice de mortes do Brasil. Após os depoimentos do Tenente foi aberta uma roda de perguntas onde os presentes puderam tirar suas dúvidas.
Compartilhe em suas redes sociais:
Últimas notícias
- Aracruz planeja criar Corredor Ecológico de Biodiversidade para fortalecer a conservação dos recursos naturais no município
- Aracruz, a porta de entrada de importação e geração de empregos
- Secretaria de Desenvolvimento Urbano promove conferência de política nacional sobre desenvolvimento urbano
- “Comunidade de Leitores”: Cmei Sete Anões inicia ações do projeto incentivando a escuta, escrita e leitura de diversos gêneros textuais
- Educação Especial Inclusiva realiza visita técnica pedagógica em escolas da Serra
- Secretaria de Desenvolvimento Social abre inscrições para oficina de culinária
- Casa do Futuro promove Mês do MEI com objetivo de impulsionar o empreendedorismo local
- Prefeitura realiza Audiência Pública para discutir a LDO 2026
- Maio Amarelo: prevenção, consciência e ação para um trânsito mais seguro
- 3ª Reunião Geral PSE debate a cultura de paz e o combate à violência nas escolas