Segurança Pública: Prefeitura Assina Ordem de Serviço para implantação do Cerco Eletrônico em Aracruz
O Prefeito de Aracruz, Jones Cavaglieri, e o Secretário de Administração e Recursos Humanos, Luciano Forrechi, assinaram na manhã desta quarta-feira, 19 de setembro, a Ordem de Serviço que dá sinal verde para a implantação do Cerco Eletrônico na região urbana do município.
“A partir desta data temos noventa dias para colocar em funcionamento o sistema, que vai contar com dezoito pontos de vigilância em entradas e saídas da região da Sede e mais dezesseis em pontos estratégicos”, anunciou Jones durante uma coletiva de imprensa, na sala de reuniões da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
Além da eficiência do Cerco Eletrônico, que funcionará como uma espécie de “muralha virtual” em torno da cidade, com 32 faixas de monitoramento, durante o pronunciamento Jones enfatizou e eficiência do sistema, tendo como exemplo outros municípios que já estão com a vigilância em funcionamento.
“Em cidades que já foi instalado, o Cerco Eletrônico cumpre um papel importante na segurança pública, ajudando a reduzir em média ou mais no número de veículos roubados, exemplo é nossa capital, Vitória” comentou.
Para a gerente de Integração da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SESP), a eficácia do cerco vai além, se tornando uma ferramenta importante a segurança da sociedade. “Essa integração, com as forças de segurança, com as forças de justiça e com o executivo, é primordial para a segurança do município. Segurança pública não é só uma função das polícias Militar e Civil, é um dever de todos”
Redução na insegurança, crescimento em atrativos
De acordo com o secretário de Administração e Recursos Humanos, apesar do principal objetivo do Cerco Eletrônico ser reduzir o número de roubos e outros crimes envolvendo automóveis, o sistema cumprirá outras funções quando se fala em segurança pública.
“Um município que apresenta redução na insegurança, consequentemente cresce em atrativos, como nas áreas do turismo, comércio e desenvolvimento social além de promover o bem estar da população. Este é mais um passo para o fortalecimento da segurança pública em Aracruz e esperamos atuar, a partir de agora, de forma preventiva contra roubos e furtos de veículos”, comentou Luciano Forrechi.
O Cerco Eletrônico
Trata-se de um sistema de analise comportamental que utiliza as passagens de diversos veículos dentro do município e com isso gerando informações inteligentes para ações de combate ao crime monitoramento de veículos, utilizado para o combate ao roubo de carros e a todos os tipos de crimes que envolvem a utilização. Gerando alertas e alarmes em possíveis suspeitos e veículos, auxiliando no trabalho de inteligência da prefeitura e os demais órgãos de segurança. Ele é capaz de identificar qualquer tipo de irregularidade que envolva esses carros, por meio de um alarme.
Com as câmeras capazes de realizar um reconhecimento ótico de caracteres, é possível identificar todos os veículos que passarem pelos pontos de barreira. A previsão é de que o sistema esteja em funcionamento no final de 2018, contemplando diversas entradas e saídas do município.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Saúde alerta para número de pacientes que faltam em consultas e exames médicos
- Educação divulga a 12ª Chamada Emergencial Extraordinária do Edital nº 005/2023
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 003/2024: Educação divulga a 7ª Chamada
- Festival de Vôlei vai movimentar a Praça da Paz com atletas de todas as idades neste sábado (19)
- Expo Aracruz: Prefeitura publica Resultado Final do Edital N.º 17/2025
- Expo Aracruz: Prefeitura publica Resposta dos Recursos do Edital N.º 17/2025
- Município inicia novo ciclo do Cidade Empreendedora 2025–2028 com estratégias de inovação e desenvolvimento
- Expo Aracruz: Resultado Final do Edital para o Camarote do Show
- Prefeitura recebe Balanço dos Resultados Educacionais do 1º semestre da Superintendência Regional de Educação
- Saae conclui travessia subterrânea para ampliar rede de esgoto em Aracruz