Escola Sustentável em debate no CMEI Tia Anastácia
O CMEI “Tia Anastácia”, em Santa Cruz, preocupado com as questões socioambientais e dando continuidade no projeto Sustentabilidade, levou novidades para o plano de ação da escola. Com o incentivo da professora Rosieli Geraldina Merotto Foletto, servidora pública e aluna do Programa de Mestrado em Educação em Ciências e Matemática (EDUCIMAT) do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), está desenvolvendo o curso de Extensão intitulado “Escola Sustentável: desafio para o século XXI”, sob a orientação da profª Dra. Graça Lobino.
O curso tem como objetivo a formação de eco-educadores com vistas à articulação escola-comunidade sob o enfoque da sustentabilidade à luz da Educação Ambiental Crítico, Segundo a professora Rosieli “envolvendo escola e comunidade podemos estreitar as relações, pois acreditamos que o envolvimento desses atores é de extrema importância para uma postura mais crítica em relação ao meio ambiente. Juntos podemos, apartir da educação, minimizar os impactos ambientais, buscando criar soluções e alternativas que sejam realizadas dentro da escola com reflexo na sociedade. Estas ações objetivam uma melhor qualidade de vida socioambiental”, explicou.
Teoria e prática
O curso já vem acontecendo desde agosto. Nos encontros são discutidos assuntos como pertencimento e cidadania, o consumismo e sua relação com o meio, a sustentabilidade, e uma educação ambiental mais crítica e reflexiva.
Além das discussões teóricas, o curso propôs uma oficina que pudesse potencializar a reutilização de materiais, que aconteceu no último sábado, 06 de outubro. Nesse caso, a escola, utilizando o pneu, material comumente descartado no lixo, colocou em prática tal ação, revitalizando o parquinho das crianças.
De acordo com a professora Rosieli, “quando retiramos os pneus velhos do Meio Ambiente e os transformamos, podemos contemplar um dos princípios da ecoeficiência, que busca estabelecer uma melhor destinação para o lixo que produzimos”, comentou.
Para a oficina foi convidado o artesão Judson Lima Coelho, que possui uma loja especializada em transformar pneus em arte, intitulada Arte Pneus.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Praias, rios e montanhas: Aracruz é o único município do Espírito Santo contemplado com as ações do Projeto Douradinho em 2026
- Cmei Narizinho inova com o projeto “Copa do Mundo - Conhecendo Culturas e Fortalecendo a Integração entre Escola e Família"
- Formação fortalece práticas inclusivas dos professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) em Aracruz
- Saúde Mental: Município promove seminário para fortalecer políticas de cuidado e acolhimento
- 24ª CONVOCAÇÃO SEMED - EDITAL 002-2025
- 5ª CHAMADA EMERGENCIAL /EXTRAORDINÁRIA – Edital SEMED 002/2025
- Prazo para Alistamento Militar termina em 30 de junho
- 13ª Conferência Municipal de Saúde reúne sociedade e gestores para fortalecer o SUS em Aracruz
- Aracruz receberá quatro Totens de Segurança para ampliar monitoramento urbano
- 2ª CONVOCAÇÃO SEMSA - EDITAL 002-2026