Escola Sustentável em debate no CMEI Tia Anastácia
O CMEI “Tia Anastácia”, em Santa Cruz, preocupado com as questões socioambientais e dando continuidade no projeto Sustentabilidade, levou novidades para o plano de ação da escola. Com o incentivo da professora Rosieli Geraldina Merotto Foletto, servidora pública e aluna do Programa de Mestrado em Educação em Ciências e Matemática (EDUCIMAT) do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), está desenvolvendo o curso de Extensão intitulado “Escola Sustentável: desafio para o século XXI”, sob a orientação da profª Dra. Graça Lobino.
O curso tem como objetivo a formação de eco-educadores com vistas à articulação escola-comunidade sob o enfoque da sustentabilidade à luz da Educação Ambiental Crítico, Segundo a professora Rosieli “envolvendo escola e comunidade podemos estreitar as relações, pois acreditamos que o envolvimento desses atores é de extrema importância para uma postura mais crítica em relação ao meio ambiente. Juntos podemos, apartir da educação, minimizar os impactos ambientais, buscando criar soluções e alternativas que sejam realizadas dentro da escola com reflexo na sociedade. Estas ações objetivam uma melhor qualidade de vida socioambiental”, explicou.
Teoria e prática
O curso já vem acontecendo desde agosto. Nos encontros são discutidos assuntos como pertencimento e cidadania, o consumismo e sua relação com o meio, a sustentabilidade, e uma educação ambiental mais crítica e reflexiva.
Além das discussões teóricas, o curso propôs uma oficina que pudesse potencializar a reutilização de materiais, que aconteceu no último sábado, 06 de outubro. Nesse caso, a escola, utilizando o pneu, material comumente descartado no lixo, colocou em prática tal ação, revitalizando o parquinho das crianças.
De acordo com a professora Rosieli, “quando retiramos os pneus velhos do Meio Ambiente e os transformamos, podemos contemplar um dos princípios da ecoeficiência, que busca estabelecer uma melhor destinação para o lixo que produzimos”, comentou.
Para a oficina foi convidado o artesão Judson Lima Coelho, que possui uma loja especializada em transformar pneus em arte, intitulada Arte Pneus.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Aracruz avança na revisão do PDM com realização da quarta etapa
- Família Acolhedora: quando o cuidado transforma vidas e fortalece o futuro
- Aracruz discute futuro urbanístico em reunião com a ministra Simone Tebet, em Brasília (DF)
- XXI Fórum Extraordinário da Undime Espírito Santo debate o futuro da educação pública com a inteligência artificial
- Semdur dá inicio a quarta etapa do PDM
- Feira de Negócios Aracruz movimenta a economia e valoriza empreendedores locais de 18 a 20 de dezembro
- Festival Aracruz Sabores trouxe o melhor da culinária para Barra do Sahy
- Papai Noel dos Correios estimula a escrita, a expressão artística e o desenvolvimento de habilidades de comunicação de centenas de estudantes da Emef Novo Irajá
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap