Estação de Biologia Marinha Augusto Ruschi é palco da nova temporada do Escola no Manguezal
Caranguejos, guaiamuns, aves e árvores que parecem estar dentro do mar. O mangue de pedras da Praia da Biologia, em Santa Cruz, é um lugar único do litoral aracruzense e, a partir desta semana, será palco da nova temporada do Escola do Manguezal – projeto desenvolvido pela Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (SEMAM).
A novidade é que este ano os alunos da Rede Municipal de Ensino irão até a Estação de Biologia Marinha Augusto Ruschi (EBMAR) para embarcarem numa viajem por um dos escossistemas mais impressionantes e raros do município. Além de abrigar espécies que estão na lista de animais em risco de extinção, o lugar revela uma série de saberes ligados à ecologia, cidadania e preservação da natureza.
“É um mangue bastante singular”, afirma Gabriel Ruschi, diretor da EBMAR. Segundo ele, durante o passeio as crianças terão a oportunidade de conhecer de perto esse ecossistema, caminhando por cima de arrecifes e lagoas que se formam na maré baixa.
“As crianças poderão ver a vegetação característica dessa área e também animais, como o caranguejo e pássaros, além de sentirem o cheiro do mangue”, explica Gabriel.
Além de toda beleza, a EBMAR é uma instituição referência em Educação Ambiental desde 1988. Fundada por Augusto Ruschi, Patrono da Ecologia no Brasil, o lugar é um dos pontos de área verde do município que atuam com o objetivo de despertar a sensibilidade à natureza em crianças, jovens e adultos.
Ecologia e cidadania
O projeto Escola no Manguezal possui o objetivo de desenvolver a consciência ecológica e cidadã dos alunos de escolas Públicas Municipais de Aracruz. Para o secretário de Meio Ambiente, Wagner Carmo, “o projeto é uma forma de valorizar a cultura da comunidade local e ensinar sobre a importância do uso racional das riquezas naturais do manguezal, despertando nas crianças uma percepção de responsabilidade e compromisso com o meio em que vivem e promover novas atitudes de pensar e agir”, comenta.
Compartilhe em suas redes sociais:
Últimas notícias
- “Comunidade de Leitores”: Cmei Sete Anões inicia ações do projeto incentivando a escuta, escrita e leitura de diversos gêneros textuais
- Educação Especial Inclusiva realiza visita técnica pedagógica em escolas da Serra
- Secretaria de Desenvolvimento Social abre inscrições para oficina de culinária
- Casa do Futuro promove Mês do MEI com objetivo de impulsionar o empreendedorismo local
- Prefeitura realiza Audiência Pública para discutir a LDO 2026
- Maio Amarelo: prevenção, consciência e ação para um trânsito mais seguro
- 3ª Reunião Geral PSE debate a cultura de paz e o combate à violência nas escolas
- Esporte abre inscrições para o Campeonato Municipal de Futebol 2025 – Categoria Super Master 50
- Aracruz participa do Fórum Permanente de Educação Infantil do Espírito Santo (Fopeies)
- Educação reforça compromisso com metas durante reunião dos Núcleos Regionais do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes)