XI Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente é realizada em Aracruz

Aconteceu nesta quinta-feira (25/10), no plenário da Câmara Municipal, a XI Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Com o tema: Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências, o evento discutiu as temáticas de relevância para a proteção integral de crianças e adolescentes de Aracruz, e contou com a participação de representantes da Sociedade Civil, Conselho Estadual de Direitos da Criança e do Adolescente, conselheiros municipais, Poder Judiciário, Ministério Público, e entidades sem fins lucrativos.
A conferência foi um momento para as famílias e profissionais, que atuam no fortalecimento das crianças, discutirem as políticas públicas, propondo novas ações para o fortalecimento da rede de proteção, além de conferir e avaliar o que vem sendo realizado. Foi um momento também de ouvir os principais interessados que atuam nessa busca pela defesa e direitos.
Na abertura das falas das autoridades, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Aracruz, Maria Aparecida de Oliveira, agradeceu a oportunidade. “É muita alegria para nós do Conselho ver essa casa cheia, principalmente pela presença dessas crianças e adolescentes. Que o trabalho feito aqui hoje seja refletido no amanhã delas e registrado com muito valor na conferência nacional, muito obrigada”.
Na sequência o prefeito Jones Cavaglieri ressaltou a importância de discutir e debater os cuidados que se deve ter com as crianças. “Bom dia. É sempre um prazer participar de eventos onde são tratados os cuidados que precisamos ter com os seres humanos, principalmente ao se tratar do público infantil, segmento esse onde são formados o caráter e o valor de cada um. Por isso é sempre muito importante valorizar esses eventos onde discutimos propostas para melhorar a condição do atendimento. Que daqui possam sair boas propostas a serem levadas às conferências estadual e nacional”, enfatiza.
A Secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho da prefeitura de Aracruz, Rosilene Filipe dos Santos Matos, falou do objetivo geral da conferência. “Nossa missão aqui é sempre mobilizar todos os integrantes do sistema de garantia dos direitos para a construção de propostas voltadas para a afirmação do princípio da proteção integral nas políticas públicas, buscando o fortalecimento de estratégias e ações que minimizem e diminuam a violência, e possivelmente, estabelecer uma forma de enfrentar todas as adversidades, afirma.
Após as falas das autoridades, alunos da Oficina de Percussão do Projeto Anzol de Barra do Riacho fizeram uma bela apresentação musical com seus instrumentos. Durante todo o dia na conferência ainda aconteceu a aprovação do Regimento Interno, votação das propostas dos grupos de trabalho pela Plenária e eleição dos delegados, além da Palestra Magna, ministrada pela Assistente Social e representante no Movimento Nacional de Convivência Familiar e Comunitária, Sra.Dilma Maria Ramos Zucolotto.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Saúde alerta para número de pacientes que faltam em consultas e exames médicos
- Educação divulga a 12ª Chamada Emergencial Extraordinária do Edital nº 005/2023
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 003/2024: Educação divulga a 7ª Chamada
- Festival de Vôlei vai movimentar a Praça da Paz com atletas de todas as idades neste sábado (19)
- Expo Aracruz: Prefeitura publica Resultado Final do Edital N.º 17/2025
- Expo Aracruz: Prefeitura publica Resposta dos Recursos do Edital N.º 17/2025
- Município inicia novo ciclo do Cidade Empreendedora 2025–2028 com estratégias de inovação e desenvolvimento
- Expo Aracruz: Resultado Final do Edital para o Camarote do Show
- Prefeitura recebe Balanço dos Resultados Educacionais do 1º semestre da Superintendência Regional de Educação
- Saae conclui travessia subterrânea para ampliar rede de esgoto em Aracruz