Projeto Pequenos Cientistas aguça curiosidade de alunos da EMEF Marechal Costa e Silva
Com o objetivo de estimular nos alunos o espírito investigativo, a curiosidade, a observação e a pesquisa, a EMEF Marechal Costa Silva realizou nesta quinta-feira (22/11), a culminância do projeto “Pequenos Cientistas”, durante sua IV Feira de Ciências.
Os alunos dos 5º anos expuseram 26 experiências, entre elas, “o cabo de guerra elétrico”, onde uma latinha era “puxada”, atraída por dois balões energizados por meio do atrito com o cabelo; o “tornado de fogo”, que simula um redemoinho de vento com fogo subindo em forma de espiral, fenômeno que é comum em áreas abertas e incêndios florestais, além de outras curiosidades como o “camaleão químico”, uma mistura química que faz um líquido adquirir seis cores diferentes, e a produção da famosa “amoeba”.
De acordo com a diretora India Mara Bitti M. Rocha, esses alunos desenvolveram durante todo o ano letivo essas experiências em casa. “De início nós realizamos uma pesquisa de biografia de alguns cientistas e suas experiências. Sorteamos em sala de aula um nome para que o aluno levasse para sua casa o livro “Manual do mundo – 50 experimentos para fazer em casa. Assim, com o auxílio da família, escolhemos um experimento para ser realizado”, explica.
A professora Daiany Freitas Resende, do 5º ano A, também comentou que cada aluno sorteado, além do manual, leva consigo um caderno de relatórios para que todas as observações pudessem ser feitas. “Eles anotaram cada detalhe das transformações que eram observadas. Demostraram muita curiosidade e vontade de participar dessa exploração de elementos naturais, físicos e químicos, o que gerou muita indagação”, relata.
Todo o trabalho desenvolvido junto aos alunos envolveu disciplinas como português, matemática, informática, artes e ciências, e buscou durante as aulas, motivar cada um a ter persistência, observar e contemplar o experimento. “Após todos os alunos apresentarem seus experimentos dentro de sala de aula, organizamos essa feira de ciência a fim de apresentar os resultados para a comunidade e seus familiares”, completa a diretora India Mara.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada
- Divulgação Final Após Sorteio - Ambulantes - Informativo 004 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- 2º Encontro Nacional de Gestores fortalece a implementação das políticas de recomposição das aprendizagens
- Premiação da Olimpíada Cactus celebra talento e esforço de estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino
- Secretaria de Fazenda aprofunda estudo sobre a Reforma Tributária e as mudanças válidas a partir de 2026
- 64 participantes do Projeto Empreendedorismo Social Qualificando Pessoas são certificados em Guaraná
- Aracruz conquista Selo Diamante de Transparência e Governança Pública 2025 pelo segundo ano consecutivo
- Gestão publica a lista de servidores classificados para a Progressão Horizontal por Merecimento







