Biblioteca Pública Municipal “Eugênio Antonio Bitti” comemora seus 50 anos

Uma bela cerimônia em comemoração aos 50 anos de fundação da Biblioteca Pública Municipal de Aracruz teve início na noite desta quinta-feira (22/11) e continuou na manhã e tarde desta sexta-feira (23/11). Uma estrutura com um palco e tendas foi montada para receber as autoridades que ouviram os hinos nacional e do município cantados pelos alunos da Escola Viva CEEMTI Monsenhor Guilherme Schmitz.
Estiveram presentes o prefeito Jones Cavaglieri, a Secretária de Turismo e Cultura, Flávia Cândida, a subsecretária de Educação Rosa Ghidette, a servidora da biblioteca Jane Cometti, o membro da Academia de Letras de Aracruz, Rogério Sarmenghi, além de vereadores e outros escritores aracruzenses.
No início das falas das autoridades, a Secretária de Turismo e Cultura, Flávia Cândida, deu as boas vindas a todos, e falou da satisfação em poder participar de um evento que celebra meio século de existência de um espaço que muito contribui para preservação da cultura e da memória.
“Boa a noite a todos. Essa é uma celebração única. São 50 anos de nossa biblioteca. Para chegarmos até aqui foram anos de muito trabalho e luta de todos os servidores envolvidos que não deixaram perecer o hábito da leitura, ainda mais nesse mundo tecnológico que vivemos, onde os livros são trocados por tablets e celulares. Por isso, nada melhor do que uma biblioteca e o cheiro do livro para não perdermos esse costume de ler, que vem há mais de três mil anos sendo cultivado”, ressalta.
Na sequência a subsecretária de Educação Rosa Ghidette lembrou que não se pode ter bons leitores, sem uma boa biblioteca, e que a prefeitura tem investido cada vez mais para favorecer a prática da leitura. “Que bacana isso aqui hoje. Está tudo muito bonito e organizado nessa comemoração de 50 anos. Realmente não dá para pensarmos em leitores se a gente não tiver boas bibliotecas. Temos que fazer com que o número de leitores aumente cada vez mais nesse nosso espaço. Trabalhamos muito nesse ponto com a Parceria Votorantim pela Educação (PVE) e grupos de mobilização. Conseguimos revitalizar a biblioteca e arrecadar muitos livros com a realização de eventos que contribuíram para chegarmos até aqui hoje”, diz.
Representando a Academia de Letras de Aracruz, Rogério Sarmenghi parabenizou todos os envolvidos que ajudaram a biblioteca atingir esse marco. “Gente, se olharmos para Aracruz há 50 anos e imaginar o que era nossa cidade, e que alguém teve a iniciativa de abrir uma biblioteca para estimular a leitura e a pesquisa, é algo muito plausível, ainda mais aqueles que continuaram para mantê-la. O livro é uma arte que tem o poder de registrar uma história e uma memória, pois uma nação sem sua memória, não tem passado, não conhece seu presente e nunca poderá imaginar como será seu futuro”, enfatiza.
Para finalizar as falas das autoridades, o prefeito Jones Cavaglieri falou do compromisso de seu governo em fazer com que a biblioteca melhore cada vez mais. “Boa noite. É com muita alegria que participo de um evento comemorativo ligado diretamente com a educação e a leitura. Temos um compromisso de ter nosso prédio próprio, mais adequado e preparado. Essa ideia não está descartada. Existem alguns terrenos no centro da cidade onde podemos abrigar nossa biblioteca pública”, comenta.
Homenagens
A prefeitura homenageou vários escritores que ajudaram preservar a história e as memórias de Aracruz. Um a um eles foram chamados ao palco para receber das mãos das autoridades os certificados. Também houve uma declamação de poesia em homenagem ao escritor Francisco Correa de Amorim, autor do hino do município. A programação se estendeu até as 15h desta sexta-feira (23/11) com contação de história e café literário.
CLIQUE AQUI e confira a galeira de imagens
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Prefeitura recebe Balanço dos Resultados Educacionais do 1º semestre da Superintendência Regional de Educação
- Saae conclui travessia subterrânea para ampliar rede de esgoto em Aracruz
- Presença histórica: Aracruz recebe Ministra da Cultura no lançamento da 6ª Teia pela Justiça Climática
- I Conferência Regional de Políticas Públicas para as Mulheres vai reunir municípios em defesa dos direitos da mulher, em João Neiva
- Cinco brincadeiras para você interagir com seu filho durante o recesso escolar
- Saae anuncia plano para elevar índice de esgoto tratado a 99%
- Aracruz celebra o Dia do Evangélico com show de Eli Soares neste sábado (19), às 19 horas
- Macrodrenagem da Grande Bela Vista entra na reta final com 90% da obra concluída
- Próximo final de semana Vila do Riacho e Jacupemba serão palco de festa julina
- 13ª Itália Unita encerrou com programação memorável