Personagens infantis animam crianças em receber as gotinhas contra a paralisia infantil, no ''Dia D''

Publicado em: 14 de junho de 2010
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
Personagens infantis animam crianças em receber as gotinhas contra a paralisia infantil, no ''Dia D''

Em acompanhamento ao cronograma do Governo Federal, a Secretaria de Saúde, da Prefeitura de Aracruz, realizou o 'Dia D' da vacinação contra a paralisia infantil (poliomielite) no último sábado (12). A ação iniciou a primeira etapa da campanha nacional – estabelecida pelo Ministério da Saúde – que vai até o dia 09 do mês que vem. Em Aracruz, a abertura oficial começou às 8h em todos os postos, com direito a personagens fantasiados, que distribuíram doces para as crianças que tomaram as gotinhas em clima de copa do mundo, com o slogan da campanha, “Vacinou, é gol. Vamos vestir a camisa da vacinação infantil”.

Durante todo o dia, Zé Gotinha, Emília (do Sítio do Pica-Pau Amarelo), Txutxucão (da Xuxa), mais balas e bexigas fizeram a alegria dos menores de 5 anos que chegaram às unidades e aos três postos volantes espalhados pela cidade. Além dos personagens da televisão, o “Dia D” também teve prestígio das autoridades. Visitando os pontos de vacinação da Sede, o Prefeito de Aracruz, Vice e Secretário de Saúde passaram a manhã de sábado acompanhando a aplicação.

O Prefeito (que é médico) fez questão de vacinar a primeira criança do dia e ainda aplicou as gotinhas em outras unidades de saúde. Em entrevista, ele falou sobre a importância de se manter a enfermidade longe do país. “De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil está livre do vírus causador da pólio desde 1989. Em 1994, o país recebeu da Organização Mundial de Saúde o certificado de eliminação da poliomielite. No entanto, enquanto houver circulação do vírus, em qualquer região do mundo é necessário continuar com a vacinação. Hoje é o 'Dia D’ da Campanha e contamos com o empenho das famílias para que as crianças menores de 5 anos não deixem de receber a gotinha que protege contra a doença”, orientou.

Vinícius Lopes Coutinho, de 01 ano e 04 meses, foi a primeira criança a ser vacinada no bairro Vila Rica, pelas mãos do prefeito. Para a mãe, Agda Lopes Orrico, ter a saúde do filho preservada é um dos maiores bens que se pode oferecer. “Nada na vida de uma mãe substitui a alegria de ver seu filho saudável e feliz. Por isso, sempre levo o meu filho nos postos de saúde para ter a sua caderneta de vacinação sempre em dia”.

Para o secretário de saúde, Evilasio Oliveira Costa, o intuito da campanha deve ser sempre vacinar o máximo de crianças, com empenho desde o início, que é o “Dia D”. “Este ano temos uma meta audaciosa, que é imunizar 95% dos menores de 5 anos e, somente hoje, no Dia ‘D’, nossa expectativa é de atingir 30% a 35% das quase 7 mil crianças que deverão ser imunizadas contra a pólio somente nessa primeira etapa. Durante todo o período, equipes de profissionais da Secretaria de Saúde vão aproveitar para atualizar o cartão de vacina das crianças contra H1N1 (gripe A), coqueluche, sarampo, difteria, rubéola, tétano e rotavírus. A atualização dessas vacinas ocorre nos postos fixos”, explicou o secretário.

A enfermeira da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Aracruz, Daniela Okoti, orienta os pais ou responsáveis a levar os filhos para receber a gotinha contra a pólio, mesmo que a criança já esteja com o esquema de vacinação completo. “A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria das vezes, a criança não morre quando é infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente em membros inferiores, por isso, levar as crianças nos postos de vacinação é extremamente importante para prevenirmos doenças que deixam sequelas irreparáveis”.

Ainda segundo Okoti, a meta foi atingida além do esperado. Somente no último fim de semana, Aracruz atingiu 4.306 crianças (61,67% do público alvo) das 6.982 para atingir a meta definida pelo Ministério da Saúde, que é de 95% de todas as crianças menores de 5 anos. A vacinação contra a poliomielite é administrada via oral, e é oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) durante todo o ano. Mesmo assim, o Ministério da Saúde alerta que todas as crianças menores de cinco anos tomem as duas doses da vacina durante a campanha, mesmo que já tenham sido vacinadas anteriormente. A segunda etapa da campanha ocorrerá de 14 de agosto até 10 de setembro deste ano.

INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandro Bitti – Tel: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / lebitti@yahoo.com.br

Compartilhe em suas redes sociais: