400 alunos de Aracruz se formam pelo Proerd em noite de grande cerimônia
O auditório do PIBARA recebeu na noite desta terça-feira (04/12), a última formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) em 2018. Na ocasião 400 alunos das escolas Centro Educacional de Aracruz (CEA), Espaço Livre, SESC, Centro Educacional Pensar, Cmeb Prof Maria Luiza Devens, Novo Iraja, EMPI Irajá, EMEF Marechal Costa e EMEF Zilca Nunes se formaram.
Estiveram presentes na cerimônia, representando o 5º BPM, o Major Marcos José Bissoli, o comandante da 1ª Cia da Polícia Militar, Capitão Gilson de Paula Santos, o instrutor do Proerd em Aracruz, Cabo Gabriel Rangel, o prefeito de Aracruz, Jones Cavaglieri a Secretária de Educação, Ilza Rodrigues, além de diretoras da rede municipal de ensino.
No início da cerimônia o instrutor do Proerd em Aracruz, Cabo Gabriel Rangel, subiu ao palco, tocou e cantou a música “Raridade”. O público presente ficou de pé e cantou junto. Em seguida todos acompanharam a execução dos hinos nacional e municipal e assistiram a um vídeo institucional contando a história da Polícia Militar do Espírito Santo.
Na abertura dos discursos das autoridades, a secretária Ilza Rodrigues falou do quão importante é cuidar dessas crianças. “Gostaria de cumprimentar aqui essas crianças. Elas são as coisas mais lindas que uma nação pode ter. E mais nobre do que isso, é cuidar delas, mesmo porquê, estamos falando do nosso futuro, e de quem ocupará nossos lugares. Por isso devemos prepará-las muito bem para que façam da vida, algo que contribua para as novas gerações”, comenta.
Ilza também lembrou de quando era uma professora do Proerd. “Eu conheço o Proerd desde quando ele foi implantado no município. Também fui uma professora “proerdiana” e sei que com as lições aplicadas em sala de aula é impossível que nossos alunos se envolvam com as drogas”, enfatiza.
No encerramento das falas das autoridades, o prefeito Jones Cavaglieri lembrou das formaturas já realizadas pelo Proerd, desde sua criação em 2003. “Eu conheço o Proerd e já participei de várias formaturas como essa. Já formamos mais de 7.000 alunos. Acredito que vocês jamais vão se aproximar das drogas, essa praga que destrói o ser humano, as famílias e os lares. Parabenizo a Polícia Militar pelo trabalho que tem essa missão e o dom de ajudar essas crianças”, completa.
Uma visão sobre suas decisões
Nesse último semestre os alunos tiveram uma aula semanal de aproximadamente 60 minutos, utilizando o livro do estudante “Uma visão sobre suas decisões”, com lições de conhecimentos básicos sobre as drogas e a violência, orientando-os com decisões educativas e firmes para ter uma vida mais saudável e segura.
![]() |
![]() |
![]() |
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Política Municipal de Educação Ambiental é destaque no II Seminário de Ciência Cidadã da Unesco
- Arena de verão vai movimentar o litoral de Aracruz com atividades esportivas e incrições para o vôlei de praia 2026
- Aracruz avança na revisão do PDM com realização da quarta etapa
- Família Acolhedora: quando o cuidado transforma vidas e fortalece o futuro
- Aracruz discute futuro urbanístico em reunião com a ministra Simone Tebet, em Brasília (DF)
- XXI Fórum Extraordinário da Undime Espírito Santo debate o futuro da educação pública com a inteligência artificial
- Semdur dá inicio a quarta etapa do PDM
- Feira de Negócios Aracruz movimenta a economia e valoriza empreendedores locais de 18 a 20 de dezembro
- Festival Aracruz Sabores trouxe o melhor da culinária para Barra do Sahy
- Papai Noel dos Correios estimula a escrita, a expressão artística e o desenvolvimento de habilidades de comunicação de centenas de estudantes da Emef Novo Irajá


